As piranhas são peixes carnívoros, capazes de devorar um boi ou um homem em alguns minutos. Os jacarés alimentam-se de piranhas e conservam o equilíbrio natural. Com a moda de usar sapatos e bolsas feitas com o couro de jacaré, houve uma caçada muito grande a esses animais, que chegaram quase a desaparecer. Com a diminuição do número de jacarés, as piranhas aumentaram em grande quantidade e, em muitos rios brasileiros, colocam em perigo a vida do gado e dos homens que tentam atravessá-los. Christofoletti, 1980.Reflita e disserte sobre a interferência humana no equilíbrio natural.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O ser humano, o homem, acaba interfirindo no equílibrio natural e ambiental ao caçar animais para suprir suas necessidades e outros como também utilizar o tecido do jacaré para fazer roupas , calçados, bolsas e outros. Assim diminuindo o numero de jacarés na natureza, e com menos jacarés mais as piranhas se reproduzem e vivem. E o que acontece é que esse desequilíbrio ambiental causado pelo homem causa prejuízos a si mesmo.
Explicação:
Explicação acima mas resumidamente se o homem usa o jacaré de forma desnecessária, ele vai causar uma alteração na cadeia alimentar e essa alteração vai prejudicar o meio ambiente e a vida dos animais mas a ele também.
O equilíbrio natural está relacionado a cadeia alimenta, e quando há alguma interferência, pode resultar em uma superpopulação de uma espécie que interfere em toda cadeia alimentar
A questão informa que houve o desequilíbrio provocado pela ação humana que não considerou as questões naturais, apenas visou o crescimento econômico com a venda de objetos feitos com o couro de jacaré.
E quando há uma caça muito grande a uma determinada espécie, outras que fazem parte da cadeia alimentar são afetadas.
O equilíbrio natural ocorre quando os predadores naturais são os únicos caçam a sua presa, e quando os humanos caçam jacarés com fiz econômicos, estes passam do limite de caça, e não respeitam o período de reprodução das espécies.
E quando esta população de jacarés é pequena, aqueles animais que seriam sua presa (as piranhas), tem um aumento de população, pois estão nascendo num ritmo normal mas não estão virando presas.
Ou seja, não estão morrendo no mesmo ritmo do equilíbrio natural e isso faz com que aumente a sua quantidade de espécies que pode se tornar um perigo para outras espécies.
Veja mais em: https://brainly.com.br/tarefa/20574865