Química, perguntado por diegosouza01002, 11 meses atrás

As pilhas e baterias apresentam em sua composição metais considerados perigosos à saúde humana e ao meio ambiente como mercúrio (Hg), chumbo (Pb,) cobre (Cu), zinco (Zn), cádmio (Cd), manganês (Mn), níquel (Ni) e lítio (Li). E quando são esgotados o seu potencial energético, permanecem resíduos perigosos que, na maioria das vezes, são despejados nos aterros sanitários e nos lixões embora exista uma legislação vigente que regulamenta o descarte. As baterias e as pilhas expostas ao sol e à chuva se oxidam e se rompem. Em caso de descarte inadequado, quais os riscos que estes resíduos podem causar ao meio ambiente?

(A) Emitem ondas eletromagnéticas, que desenvolvem tumores nas pessoas que estiverem próximas.

(B) Quando oxidadas e rompidas liberam metais pesados, que prejudicam os seres vivos, caso sejam consumidos.

(C) O ferro e o alumínio liberados são substâncias que desencadeiam malformações nos animais.

(D) Provocam descargas elétricas nesses ambientes, matando muitos seres vivos. (E) Apresentam materiais radioativos, que podem provocar câncer nas pessoas que estiverem próximas.

Soluções para a tarefa

Respondido por famogenio
11

Resposta:

(B) Quando oxidadas e rompidas liberam metais pesados, que prejudicam os seres vivos, caso sejam consumidos.

Explicação:

Pois, de acordo com o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), o perigo desses tipos de produtos reside no fato de as pilhas e baterias possuírem líquido tóxico em sua composição e, se jogadas incorretamente, podem ser amassadas ou estourarem, deixando vazar a substância.

Assim, o líquido nocivo se acumula na natureza e, como não é biodegradável e não se decompõe, pode contaminar o solo. Por conta disso tudo, é tão urgente a conscientização e mudança de hábitos da população.

Perguntas interessantes