As pessoas entendem o mundo a partir das relações sociais que estabelecem com a família, com os amigos, nas relações de trabalho, nas relações religiosas, entre outros. Porém precisamos olhar o mundo de uma maneira mais ampla, para entender e explicar por que agimos e como agimos em determinadas situações.
O sociólogo Wright Mills (1970) adotou, para esse “olhar ampliado”, uma expressão famosa que chamou de imaginário sociológico. Anthony Giddens, comentando a prática na Sociologia, lembra da imaginação sociológica de Wright Mills da seguinte forma:
A imaginação sociológica nos pede, sobretudo, que sejamos capazes de pensar nos distanciando das rotinas familiares de nossas vidas cotidianas para poder vê-las como se fosse algo novo. Consideremos o simples ato de beber uma xícara de café. Que poderíamos dizer, desde um ponto de vista sociológico, deste feito de comportamento, que parece ter tão pouco interesse? Muitíssimas coisas.
Dois elementos são chave para o desenvolvimento da imaginação sociológica, o estranhamento e a desnaturalização.
Estranhamento é admiração. Quem estranha reconhece nos mais simples fenômenos sociais complexidade e importância. Estranhar é, também, um “reolhar”.
Desnaturalização é a compreensão de que os fenômenos sociais não são dados. Não podemos afirmar que “isso é assim mesmo” ou “isso é natural”. As sociedades humanas são complexas e voláteis como as pessoas que as compõem e, por isso, não são fundamentadas em fenômenos “naturais”. As relações sociais são fruto de escolhas, limites e trajetórias.
Elabore um texto único que reflita sobre a questão: De que forma a “imaginação sociológica” pode auxiliar em nossa prática em sala de aula?
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A imaginação sociológica é muito importante para o conhecimento de entender no sentido social e histórico das pessoas na sociedade, também no período em que se encontra e seu ser se manifesta.
Qual a importância da imaginação sociológica?
Fazer o uso da imaginação sociológica, obriga que os seres humanos exercitem o pensamento fora de seu meio social e familiar, dessa forma é possível visualizar o que deve ser renovado, sem julgamentos ou influências externas.
Fazer o uso da imaginação sociológica, permite que o individuo imagine muitos cenários que normalmente não são questionados, e se questione sobre si mesmo e o seu redor.
Estude mais sobre sociologia em: https://brainly.com.br/tarefa/46346687
#SPJ1
Anexos:
Perguntas interessantes
ENEM,
4 meses atrás
Português,
4 meses atrás
Psicologia,
4 meses atrás
Administração,
4 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás