As perdas de carga localizadas ocorrem em trechos singulares dos condutos, como: válvulas, entradas e saídas de tubulações, expansões e contrações de área, curvas e desvios e qualquer outro acessório que cause uma queda na energia de escoamento do fluido.
Essas perdas podem ser expressas em termos de energia cinética do escoamento quando é conhecido o parâmetro , denominado coeficiente de forma.
O coeficiente de forma para válvulas parcialmente abertas é calculado a partir de gráficos, como o ilustrado na figura a seguir, em que é a fração de abertura da válvula. O gráfico apresentado é utilizado para o cálculo do coeficiente de forma para válvulas parcialmente abertas dos tipos: globo, disco e gaveta.
Figura – Cálculo de para válvulas parcialmente abertas
159
Fonte: White (2010, p. 370).
(WHITE, Frank M. Mecânica dos fluidos. 6. ed. Porto Alegre: AMGH, 2010.)
A respeito das perdas de carga em válvulas parcialmente abertas, avalie as afirmações a seguir.
I. Independentemente da vazão do escoamento, a válvula de globo sempre apresenta maiores perdas de cargas para uma abertura próxima à máxima.
II. Para pequenas aberturas, a válvula de gaveta apresenta maior perda de carga do que uma válvula de globo, considerando a mesma velocidade de escoamento.
III. Considerando duas tubulações idênticas que transportam o mesmo fluido, a perda de carga será maior em uma válvula de globo 80% aberta em um escoamento com 4 m/s do que em uma válvula de gaveta 30% aberta em um escoamento com 2 m/s.
É correto o que se afirma em:
marcar alternativa
II e III, apenas.
marcar alternativa
I, II e III.
marcar alternativa
I, apenas.
marcar alternativa
II, apenas.
marcar alternativa
I e III, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
Explicação:
II e III, aoenas
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Saúde,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
Geografia,
6 meses atrás
Biologia,
11 meses atrás
Química,
11 meses atrás