As paredes celulares das fibras da madeira sãoformadas por microfibrilas, originadas pelas ligaçõesdas moléculas de celulose (β-D-glucose) pormeio de pontes de hidrogênio. Essas microfibrilasestão dispostas na parede celular formando odenominado ângulo microfibrilar, que é definidocomo o ângulo formado entre a microfibrila e oeixo da célula. O modo como as microfibrilas estãodispostas afeta a qualidade da madeira.Considerando as informações apresentadas, avalieas afirmações a seguir.I. Quanto menor o ângulo microfibrilar,melhor a qualidade da madeira para o usoem serraria.II. O ângulo microfibrilar tende a aumentar coma idade, sendo maior na madeira adulta, emcomparação a madeira juvenil.III. O ângulo microfibrilar é diferente entre oslenhos, tendendo a decrescer do inicial parao tardio.É correto o que se afirma emA I, apenas.B II, apenas.C I e III, apenas.D II e III, apenas.E I, II e III.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Apenas as afirmações I e III estão corretas (Alternativa C).
O angulo microfibrilar está diretamente relacionado com a quantidade de lignina na madeira. Assim, quanto menor a concentração de lignina, menor o angulo microfibrilar e menos rígida é a madeira, sendo essa de maior qualidade para a serraria (afirmação I está correta).
O angulo microfibrilar é característico de cada especie de madeira, não se alterando muito ao longo do tempo (afirmação II está incorreta). O mesmo só se altera ao longo do lenho, conforme dito corretamente em III.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Ed. Física,
1 ano atrás