As palavras da Língua Portuguesa são estudadas sob diferentes aspectos, desde sua formação, estrutura e classificação até o valor semântico/discursivo. Tendo em vista tais fatores, produza um texto de até 15 linhas, analisando os dois enunciados a seguir. Para isso, considere:
- escolha, ao menos, cinco vocábulos dos enunciados e classifique-os morfologicamente (quanto às dez classes);
- explique de que forma o uso desses vocábulos contribui aos diferentes sentidos estabelecidos em cada um dos enunciados.
Vale destacar que o enunciado 1 foi escrito em uma tentativa de, conforme a autora, corrigir um erro de escolhas linguísticas. Já o enunciado 2 foi produzido (originalmente e antes do primeiro) pelo Jornal O Globo, em referência a um fato ocorrido no Rio de Janeiro, envolvendo o furto de uma bicicleta e a acusação das vítimas, dirigida a uma pessoa inocente.
Enunciado 01: Corrigindo o Globo: Casa branco acusa injustamente jovem negro de roubar sua própria bicicleta elétrica no Leblon.
Enunciado 02: Jovem negro acusa casal de racismo no Leblon após precisar provar ser o dono de sua bicicleta elétrica
Soluções para a tarefa
"Dois enunciados sobre uma mesma situação deram o que falar na mídia nos últimos tempos. O primeiro deles, veiculado pelo jornal O Globo, dizia que um jovem negro acusava um casal de praticar racismo no Leblon, após precisar provar ser o dono de sua bicicleta elétrica. O segundo enunciado, por sua vez, já foi uma tentativa de esclarecer o que de fato ocorreu e não foi explicado devidamente pelo outro e dizia que o casal branco acusava injustamente o jovem negro de roubar sua própria bicicleta. Mesmo episódio, pontos de vista distintos, escolhas linguísticas que nos induzem a fazer interpretações diferentes sobre um fato.
Incrível é o fato de os mesmos vocábulos: jovem (substantivo), negro (adjetivo), casal (substantivo), branco (adjetivo) e acusa (verbo) conseguiram, dependendo das escolhas linguísticas feitas tendenciar o entendimento a respeito do ocorrido. No discurso inicialmente veiculado não se deu ênfase no real motivo gerador de todo o problema: o fato de o jovem ter sido acusado injustamente de ter roubado o que era seu."
Para analisar essa questão, faz-se necessário compreender que as escolhas linguísticas podem comprometer e distorcer o real sentido daquilo que se quer transmitir, gerando mal entendidos e consequentes questionamentos.
Para estudar mais: https://brainly.com.br/tarefa/7862864