As organizações têm procurado ser flexíveis e adotar processos inovadores no que tange à gestão de pessoas, afinal, o fator humano tem se mostrado como elemento imprescindível para o sucesso organizacional. Nesse contexto, a liderança é primordial para a melhoria da negociação e gestão dos conflitos visando à manutenção de um clima organizacional adequado nas empresas.
Dessa forma, imagine uma empresa que estivesse enfrentando sérios problemas por conta de aspectos relacionados ao comportamento organizacional dos colaboradores e tal situação estivesse impactando significativamente nos seus resultados. O clima organizacional estava deteriorado e problemas como juventude e imaturidade da equipe em situações de pressão, falta de comando, insubordinação hierárquica, desorganização e desvios das funções estavam se tornando cada vez mais frequentes e indesejados. Era necessário um líder que ajudasse a eliminar os problemas acima e que mentorasse os novos talentos.
Em síntese, diante da problemática acima e conhecendo as características de cada perfil geracional, é possível afirmar que a empresa deveria contratar um líder pertencente a
Alternativas:
a)
Geração baby boomers.
b)
Geração Y.
c)
Geração Z.
Alternativa assinalada
d)
Geração X.
e)
Geração Beta.
Soluções para a tarefa
Alternativa d. O perfil etário buscado pela empresa citada no exercício é o da chamada Geração X:
- Confiabilidade e dedicação ao trabalho.
- Pensamento independente.
- Capacidade de liderança e mentoria.
- Trânsito junto às novas gerações.
Os perfis geracionais
É importante lembrar que as gerações são compostas por indivíduos, todos diferentes entre si. Entretanto, em termos muito gerais há alguns perfis em certas faixas etárias por conta do contexto histórico.
Este fato, amparado em estudos quantitativos, origina a nomenclatura dos grupos geracionais usada no exercício. As alternativas trazem os principais grupos:
- a) Incorreta. A geração dos baby boomers nasceu logo após a Segunda Guerra e tem entre 60 e 80 anos agora. É confiável e dedicada, porém mais inflexível.
- b) Incorreta. A geração Y, ou milennial, é aquela dos nascidos em meados dos anos 1980 até anos 1990 e compõe, provavelmente, boa parte da mão de obra da empresa citada no exercício. São pessoas que ainda não estariam em perfil de mentoria.
- c) Incorreta. A geração Z nasceu de 1995 em diante. É digital e conectada, porém pela idade ainda é inexperiente. O exercício menciona desafios de imaturidade e resistência à autoridade.
- d) Correta. A Geração X é composta pelos filhos dos baby boomers. São pessoas entre 40 e 60 anos, geralmente focadas no trabalho, por uma questão de criação. Podem ser idealistas. Têm filhos das gerações Y e Z, com as quais estão familiarizados.
- e) Incorreta. Geração Beta são os nascidos entre o final dos anos 1970 e meados dos 1980. Embora sejam muito semelhantes à Geração X, não teriam o perfil de mentoria e liderança, atuando de forma mais individualista.
Continue aprendendo sobre perfis geracionais aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/18819367
#SPJ1
Resposta: Geração baby boomers..
Explicação:
Não restam dúvidas dos impactos da liderança de uma equipe no seu desempenho e resultado organizacional. Comprovadamente, não há um estilo de liderança perfeito, portanto, cada equipe e/ou situação exige um estilo de liderança que possa aglutinar as qualidades dos seus membros em prol dos melhores resultados. Dessa forma, diante da problemática apresentada, a empresa deveria contratar um líder pertencente à geração baby boomers já que as pessoas pertencentes a essa geração apresentam como características: grande experiência profissional (afinal, nasceram entre 1946 a 196), maturidade, anseio por subordinação, comando e hierarquia, busca constante pela organização, alto metodicismo na realização das tarefas, estrutura emocional para trabalhar pressionados ou com prazos curtos, entre outros.
resposta: baby boomers