Por definição, uma assíntota horizontal ou vertical é uma reta imaginária que delimita a aproximação de uma função no gráfico à medida que ela cresce ou decresce. Neste sentido, encontre as assíntotas horizontais e verticais e trace um esboço do gráfico, de acordo com o seu RA (registro acadêmico), ou seja:
I. se a soma de todos os dígitos de seu RA for um número PAR, utilize a função a seguir:
OBS= A SOMA DO MEU RA DEU 36.ENTÃO VAI USAR ESSA FORMULA.
Soluções para a tarefa
Utilizando limites, determinamos que as assíntotas verticais são dadas por x = -1/2 e x = 2 e que existe uma única assíntota horizontal dada por y = 1/2. O esboço do gráfico da função está na imagem em anexo.
Retas assíntotas
Para determinar as retas assíntotas verticais do gráfico da função dada devemos encontrar os valores de k para os quais:
A função dada é o quociente de dois polinômios, logo, para determinar os valores de k basta analisar as raízes do denominador da função:
Analisando os limites laterais para os valores obtidos, temos que:
Logo, as assíntotas verticais são as retas x = -1/2 e x = 2 e o gráfico se aproxima dos dois lados das assíntotas. Para analisar as assíntotas horizontais, vamos calcular os limites quando o valor de x se aproxima de .
Dessa forma, temos que, existe apenas uma assíntota horizontal y = 1/2. Com esses resultados podemos traçar as retas assíntotas e, em seguida, utilizar os traçados para aproximar o gráfico. Na imagem em anexo o gráfico da função está representado em vermelho e os gráficos das assíntotas em azul.
Para mais informações sobre limites, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/44397949
#SPJ1