Português, perguntado por fffffffff00ubfs, 7 meses atrás

As orações podem ser classificadas em
coordenadas ou subordinadas dentro de um
período. Qual recurso da Língua
Portuguesa sinaliza essa relação e qual sua função
dentro do período? me ajudem!!!!!!​

Soluções para a tarefa

Respondido por michellesouza0503
0

Resposta:

Por que você precisa entender tudo sobre oração coordenada e oração subordinada?  Para qual ocasião você vai usar? Se deparou com estes termos e não faz ideia do que sejam? Me acompanhe e te explicarei da maneira mais simples que puder.

Se você pensa que é mais uma nomenclatura inútil, saiba que um bom domínio sobre estes conceitos pode ser fundamental para a melhor interpretação de texto e, consequentemente, para escrever melhor, pois te ajuda a escolher melhor os elementos de coesão que qualquer texto exige.

Além disso, é uma matéria bastante cobrada em processos seletivos (vestibulares, ENEM, concursos públicos, etc.). Nem sempre o domínio da nomenclatura é exigida, mas você precisa entender dela para responder a determinadas questões.

Antes de qualquer coisa, sugiro que dê uma lida na postagem que fiz explicando as diferenças entre “frase”, “oração” e “período”, pois vamos usar muito esses termos aqui. É bem curtinha. Clique aqui para acessar.

ORAÇÕES COORDENADAS

As orações coordenadas são as que funcionam com um sentido completo, sem depender de um complemento.

Mesmo dentro de um grupo oracional ou período composto (período que contém múltiplas orações), as orações coordenadas não necessitam da interferência de outras orações para que ela carregue sentido. Alguns exemplos de orações coordenadas:

“Chegamos tarde. Não assistimos a todo o filme. Vimos o mais interessante dele.”

“Chegamos tarde e não assistimos a todo o filme, mas vimos o mais interessante dele.”

Quando o período tem apenas uma oração coordenada com sentido pleno, chamamos de período simples. Mas a oração coordenada pode vir acompanhada de outras orações, adicionando  detalhes a ela, mas não haverá interferência no sentido individual de cada oração. Por exemplo:

“Ontem choveu.” (período simples)

“Ontem choveu, mas não estava na previsão.” (período composto)

A frase poderia ser: “Ontem choveu. Não estava na previsão”. Consegue perceber a autonomia das duas orações?

As orações coordenadas podem ou não estar separadas por conjunções. Quando as orações não são regidas por conjunção, elas são chamadas de orações coordenadas assindéticas. Quando são regidas por conjunção, são chamadas de orações coordenadas sindéticas. Exemplos:

“Ela terminou o trabalho. Foi embora mais cedo.” (assindética)

“Ela terminou o trabalho e foi embora mais cedo.” (sindética)

As conjunções podem estabelecer 3 funções semânticas em uma oração coordenada: a função aditiva, a função adversativa e a função alternativa.

Coordenadas aditivas

A função aditiva é quando a conjunção acrescenta ou, como o nome sugere, adiciona detalhes a outra. As conjunções que marcam a função aditiva são “e” ou “nem”. Exemplos:

“Ana estuda e trabalha.”

“Carlos não ajuda nem se empenha.”

Coordenadas adversativas

A função adversativa é quando a conjunção é usada para contrapor ou dar ideia de oposição ao conteúdo da oração anterior. É marcada pelas conjunções “mas”, “porém”, e “no entanto” ou “senão”. Exemplos:

“Ela não brincava senão com os cachorros.”

“Junior fez um escândalo, mas não chamou tanta atenção.”

Coordenadas alternativas

A função alternativa é quando a conjunção expressa alternância, ou seja, que uma das alternativas irá excluir  ou anular a outra. É marcada pela conjunção “ou”. Exemplos:

“Ou eu estudo ou eu trabalho.”

“É pegar ou largar.”

Funções não consensuais

Algumas funções são motivos de conflito entre teóricos, pois estão na intersecção entre as orações coordenadas e as subordinadas, já que aparentam estabelecer uma relação de dependência entre as orações.

Explicação:

espero ter ajudado se não ajudei sinto muito mas acho que essa e a resposta

Respondido por alinelimaramos037
0

Resposta:

Já as orações subordinadas recebem esse nome pois uma está subordinada à outra. Desse modo, elas dependem umas das outras para ter sentido completo e, portanto, possuem uma relação sintática.

Confira abaixo, as explicações sobre cada uma delas, as classificações das orações e muitos exemplos de orações coordenadas e subordinadas.

Explicação:

O que são orações coordenadas?

As orações coordenadas são orações independentes que já possuem sozinhas um significado completo. Dessa forma, não existe uma relação sintática entre elas.

Tipos de orações coordenadas

Esse tipo de oração é classificada de duas maneiras: as orações coordenadas sindéticas e assindéticas.

Perguntas interessantes