Pedagogia, perguntado por glauciacm16, 4 meses atrás

As novas práticas de linguagem estabelecem uma relação direta com o mundo digital em que os alunos e os professores estão inseridos. Muito se discute sobre metodologias ativas e novas tecnologias para o desenvolvimento de projetos em sala de aula. Mas de que forma é possível levar para a sala de aula de Língua Portuguesa e Literatura essas novas práticas para o desenvolvimento de projetos com novas metodologias para o ensino e a aprendizagem? Convive-se com ferramentas digitais nas atividades cotidianas; logo, observando essas práticas e as ferramentas utilizadas, pode-se transportá-las para a sala de aula e para as salas de reuniões de professores. Um exemplo é o uso de um aplicativo de troca de mensagens em que um grupo de professores propõe dicas, novidades, sugestões e estratégias para serem utilizadas em sala de aula. Imagine que você atua em uma escola de Educação Básica e que a equipe de professores de Língua Portuguesa e Literatura está planejando as atividades para o próximo ano letivo. A proposta é trabalhar com projetos integrados entre as duas disciplinas. Serão utilizadas diferentes ferramentas do mundo digital, e você deve apresentar uma que possa ser utilizada para o trabalho integrado das disciplinas de Literatura e Língua Portuguesa. Para atender ao que foi solicitado pela equipe, selecione uma ferramenta tecnológica e fale um pouco sobre o uso dela no contexto de metodologias ativas.

Soluções para a tarefa

Respondido por manuelawerberich
2

Resposta:

No contexto de metodologias ativas, o aluno ocupa um espaço de protagonista da sua trajetória de aprendizagem. Dessa forma, ao professor cabe a tarefa de elaborar desafios para que os alunos encontrem estratégias de ação para resolução criativa deles. Para o trabalho com a leitura e com a escrita, as ferramentas de escrita colaborativa são uma excelente opção, como o Documentos do Google.

Esse espaço do Google é dedicado à edição de textos em que é possível construí-los de forma autoral e compartilhar com o grupo de trabalho para que todos contribuam.

O objetivo é motivar a cooperação, o trabalho em equipe e o desenvolvimento de projetos compartilhados. Nessa prática, enfatizam-se o aprendizado intelectual e a interação social. A escrita colaborativa pode acontecer de forma presencial, mas também pode contar com o auxílio das tecnologias da informação, mobilizando o aprendizado em rede e a promoção de todas as formas de linguagem.

Explicação:

Perguntas interessantes