Filosofia, perguntado por dennyspaulo, 11 meses atrás

As novas gerações nascem cada vez mais imersas na cultura digital. Boa parte das pesquisas que os alunos desenvolvem possui algum tipo de consulta ao material disponibilizado na Internet.

Uma professora do quinto ano solicitou aos seus alunos que fizessem uma pesquisa na Internet sobre as eleições e as funções de cada um dos três poderes como tema de casa, dentro de uma proposta de trabalho com o tema da cidadania. Contudo, não houve uma orientação em quais páginas ou qual tipo de material deveria ser consultado.

O resultado foi que muitos alunos trouxeram informações de sites sem credibilidade, com informações errôneas e falsas sobre as eleições e sobre a política partidária brasileira.

Você, como futuro professor, quais atividades ou atitudes faria para o desenvolvimento de uma "cidadania virtual" e de um bom uso dessas ferramentas?

Soluções para a tarefa

Respondido por dennispaulounit
16

Resposta:

Primeiramente, é preciso compreender que existem muitos erros e informações falsas disponíveis para os alunos na Internet, o que exige, sempre, terem uma orientação de como realizar pesquisas através dessas ferramentas.

É importante, também, que os alunos compreendam que faz parte de seus deveres enquanto cidadãos não propagarem notícias errôneas ou falsas, e que existem grandes diferenças entre fatos e opiniões. Saber diferenciá-los e consumir informações de qualidade é um dever de todos.

Posteriormente, poderia pensar em uma oficina de capacitação para os alunos pensarem quais os direitos e os deveres do internauta. O que eles devem fazer para assegurar seus direitos? Como e quando denunciar quando há uma violação? De que forma os alunos podem contribuir para que as informações no meio virtual sejam de valia para todos? Essas são algumas perguntas que poderão guiar as atividades a serem desenvolvidas.

Explicação:

Respondido por debcosta23
1

Resposta:

É necessário estimular o pensamento crítico dos alunos no sentido de procurar sempre comparar informações, ler não apenas as manchetes, mas a matéria em sua totalidade e não acreditar em tudo que está exposto no ambiente virtual. Como instrução importante para o desenvolvimento deste e de qualquer trabalho futuro se faz necessário esclarecer aos alunos sobre quais são as fontes mais seguras, como sites oficiais do governo ou de instituições de educação e orientar sobre como identificar e os perigos das "fake news", que se tornaram cada vez mais presente no cotidiano de todos como um desserviço à educação.

Explicação:

Perguntas interessantes