“[...] As novas concepções de educação física romperam com a visão tradicional adotada pelas escolas para a prática esportiva, especialmente para o futebol.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MICALISKI, E. L.; PONTES, M. T. A. O futebol e suas modalidades associadas. Curitiba: InterSaberes, 2020, p. 59.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Futebol e suas modalidades associadas sobre a abordagem crítico-emancipatória, é correto afirmar que:
A Essa abordagem enfatiza a repetição dos movimentos na Educação Física.
B A abordagem crítico-emancipatória defende a atividade prazerosa na Educação Física.
C Nesta abordagem se enfatiza a experiência da criança no movimento corporal.
D A abordagem crítico-emancipatória defende o questionamento e a reflexão do aluno sobre as práticas de movimento.
E A abordagem citada tem o objetivo de promover a cultura corporal competitiva nas escolas a partir dos esportes.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta: A abordagem crítico-emancipatória defende o questionamento e a reflexão do aluno sobre as práticas de movimento.
Explicação: “A abordagem crítico-emancipatória, idealizada por Kunz (1994), apresenta duas novas preocupações. A primeira é a emancipação dos alunos com base na crítica dos conteúdos da educação física. A segunda preocupação versa sobre as propostas práticas que os professores de Educação Física podem adotar para atender aos objetivos propostos no trabalho pedagógico. O autor destaca que os alunos não devem apenas reproduzir os movimentos, e sim aprender, por meio deles, a questionar e refletir sobre as práticas de movimento”. (Livro-base, p. 60).
Perguntas interessantes