As NBR USO 14010, BBR ISO 14011 e NBR ISO 14012 tratam das diretrizes para auditoria ambiental e dos(das):
Soluções para a tarefa
Resposta:
De acordo com a ISSO 14001 (ABNT NBR ISSO 14001/2004), a definição mais aceita de Sistema de Gestão Ambiental discorre que parte do sistema de gestão global que trata da estrutura organizacional, atividades de planejamento, responsabilidades, procedimentos, práticas, processos e recursos para desenvolver, atingir, implementar, analisar criticamente e manter a política ambiental. E para que haja a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), é preciso rotinas e procedimentos específicos, onde a etapa de identificação é um dos aspectos ambientais mais complexos para o estabelecimento do SGA, pois é preciso demonstrar transparência e reprodutibilidade.
Explicação:
Segundo NÓBREGA “et al” (2019):
A NBR ISSO 14.001/2004 define como aspecto ambiental os elementos das atividades, dos produtos ou dos serviços de uma organização que interagem com o meio ambiente; os impactos constituem de modificações ao meio ambiente sejam adversas ou benéficas, que ocasionem danos ambientais por parte da organização (NÓBREGA “et al”, 2019, p. 05).
Enfim, é um processo sistemático e documentado de verificação, que é executado para avaliar e obter de maneira precisa, as evidências da auditoria para poder determinar se as atividades, os eventos, os sistemas de gestão e as condições ambientais específicos, ou até mesmo as informações pertencentes a estas, estão em conformidade com os critérios previstos pela auditoria e assim comunicar os resultados obtidos ao possível cliente, que no caso, é a prefeitura de Pato Roxo.