História, perguntado por BeatrizMelo15, 1 ano atrás

As Navegações transoceânicas trouxeram grandes avanços em vários campos do conhecimento,proporcionando uma grande mudança na maneira como os europeus concebiam o mundo. As pesquisas científicas, sobretudo nas áreas da astronomia e da geografia, receberam um grande impulso nessa época. No campo da cartografia, pôr exemplo, antes da expansão marítima, os mapas eram representados com base nas escrituras bíblicas,e quem os desenhava estava mais preocupado em expor conceitos religiosos do que em fornecer informações geográficas.Mas, a partir das descrições detalhadas dos navegadores e exploradores, os cartógrafos passaram a contar com elementos mais palpáveis para realizar seu trabalho. Observe os mapas a seguir, ambos produzidos no século XVI.
A) Faça uma descrição do mapa apresentado como forte A.Proceda da mesma maneira com o mapa apresentado como fonte B.
B) Com relação à representação do Brasil, quais as principais diferenças entre os mapas A e B?
C) Por que mapas produzidos no mesmo século apresentam informações tão diferentes?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por adricristo0800
82

Olá,

A) Desculpe, não conseguir responder a essa questão mas boa sorte.

b)A separação da América e Europa/África ( o que consequentemente muda a localização do Brasil) e o modo de representação, o primeiro mapa conta com informações complementares dentro do próprio desenho, enquanto o segundo se aproxima mais da representação que temos nos dias de hoje (sem desenhos tridimensionais).

c)Porque no século XVI as Grandes Navegações impulsionaram o desenvolvimento de novas tecnologias ligadas ao comércio marítimo, visando explorar melhor novas terras e conseguir desta forma mais lucros. A cartografia sofreu grandes avanços, pois havia interesses comerciais por trás dos patrocinadores das novas pesquisas. Como acontece hoje com o setor bélico.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes