História, perguntado por ProfCesarVenancio, 3 meses atrás

As navegações empreendidas por Portugal e por Castela, bem como as descobertasresultantes dessas explorações, levaram os dois reinos a firmarem, por intermédio papal, diversos acordos, estabelecendo delimitações das zonas de influência e de exploração. Sobre esse tema, leia as afirmações a seguir.

I – A Bula inter caetera, assinada em 1493, foi uma iniciativa do reino de Portugal, para proteção de seus territórios na América.

II – O principal interesse de Portugal na assinatura desses documentos foi a preservação da navegação no Atlântico Sul, principalmente de suas rotas marítimas para a Ásia.

III – Com o Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494, houve uma retificação da Bula inter caetera, ampliando os limites das possessões lusitanas no Atlântico.

Qual (is) dela (s) está (ão) correta (s)? ​​​​​​​

Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas II e III.

Soluções para a tarefa

Respondido por blackphonetrilogy
3

Resposta:

Apenas II e III estão corretas.

Respondido por lenaanizia
0

Resposta:E. Apenas II e III.

Explicação:Espanha e Portugal assinaram inúmeros acordos desde o início da expansão marítima, assegurando zonas de influência e navegação. A Bula inter caetera, assinada em 1493, foi uma proposição do reino de Castela, em razão do “descobrimento” da América, para garantir sua posse e as práticas religiosas nesse território. Portugal, que desde o século XV buscou uma rota marítima para a Ásia realizando viagens pela costa da África, procurava garantir seu domínio no Atlântico Sul, bem como o monopólio sobre elas. A partir de reivindicações lusas, a Bula inter caetera foi modificada pelo Tratado de Tordesilhas, ampliando os domínios portugueses no Atlântico, incluindo parte da América.

Perguntas interessantes