História, perguntado por derycsilva, 6 meses atrás

as mudanças reais e práticas na política brasileira pós independência, e qual a relação política da elite agrária do país no período da independência e os dias atuais

Soluções para a tarefa

Respondido por d3d3lux
1

Resposta:

Mudanças reais: Deixamos de ser um Reino Unido de Portugal e passamos a ser um Império. Foi instituída a 1° constituição brasileira, de 1824, que trazia diversas atualizações: Estabeleceu os 3 poderes; Instituiu o Poder Moderador; Monarquia Hereditária etc.

No entanto, a independência não resultou em transformações políticas profundas, nem tampouco sociais, porque D. Pedro já governava o país desde que D. João VI havia voltado para Portugal. Foi mais uma "LIBERDADE ECONÔMICA" que a Elite Agrária pretendia. Pois, se não houvesse a independência corria um grande risco do Brasil voltar a ser uma colônia de Portugal (Sonho do congresso Português) e consequentemente voltaria o Pacto Colonial (Comércio restrito à Metrópole)

Algumas características da Elite Agrária daquela época com a de agora:

Antes: Elite Agrária (muito influente na política): Latifúndios, Monocultura (Café, Cana...), Exportação, Trabalho Escravo;

Agora: Elite Agrária: Latifúndios, Monocultura (Soja, Milho...), Exportação, Trabalho Mecanizado;

Até 1930, eram muito privilegiados, influenciavam muito na política, apoiaram a independência, posteriormente ficou muito visível na Rep. Oligárquica (1894-1930) onde o poder alternava entre as oligarquias cafeeiras de SP e MG.

Havia o Coronelismo, Política dos Governadores, Voto de Cabresto, Curral Eleitoral, Eleições a bico de pena. São conceitos que exprimem a influência da Elite Agrária na política de antigamente.

Atualmente eles possuem um papel importante na economia brasileira, pois o Brasil não deixou de ser um país agrário. O agronegócio representa cerca de 22% do PIB, emprega 12% da População Economicamente Ativa (PEA), corresponde a cerca de 35% dos empregos do Brasil, é um dos maiores produtores agrícolas do mundo... Elite agrária é a minoria na quantidade de estabelecimentos, porém essa minoria é muito superior na área ocupada para plantio, em relação aos pequenos produtores da agricultura familiar. Espero que consiga entender, fiz um compilado de vários assuntos que tenho estudado.

Perguntas interessantes