As mudanças na sociedade feudal estiveram também presentes no cenário político, com o entre os dois grandes poderes daquele tempo: o Sacro Império Romano- -Germânico e o papado. A partir do século XI, o papa deixou de ser apenas o vigário de Deus para tornar-se, de fato, o principal governante de toda a cristandade. As pretensões do papado incluíam uma grande renovação institucional assinada por Gregório VII, que previa, além da moralização do clero, a sistematização do direito canônico. Tal política encontrou a resistência do imperador do Sacro Império, Henrique IV, instaurando uma disputa que conhecida como Querela das Investiduras. O imperador reclamava o controle sobre os bispos, alegando que estes administravam senhorios inseridos nos seus domínios. O papa ressaltava que os bispos eram membros da Igreja e sua nomeação e obediência cabiam unicamente a Roma. A disputa se estendeu de 1075 a 1122, com episódios dramáticos. O papa proclamou a excomunhão do imperador e isentou seus súditos da lealdade à Coroa imperial. O que estava em jogo, porém, não era a questão da investidura dos bispos, mas a hegemonia política sobre as populações da Europa cristã: quem deveria governar a cristandade? O imperador ou o papa? O parecia inevitável. VAINFAS, R. et al. História – Volume Único. São Paulo: Editora Saraiva, 2010. Ocorrida entre os séculos XI e XII, a Querelas das Investiduras, expressou: correspondeu às diferentes posições de senhores feudais e camponeses servos sobre as obrigações devidas pelos vassalos a seus suseranos. a disputa pelo direito de escolha do imperador do Sacro Império Romano-Germânico do Ocidente entre o papa e a Dieta do Império. a divergência entre as Igrejas Católica Apostólica Romana e a Cristã Ortodoxa a respeito dos ritos e dogmas religiosos. expressou o entre a Igreja Católica, reis e senhores feudais sobre o direito de conferir poderes eclesiásticos aos bispos. a luta entre burgueses e senhores feudais pelo direito de fundar cidades e nomear seus respectivos governantes, como ponto central.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Letra d.
O intitulada Querela das investiduras pode ser apresentado como o conflito que ocorreu entre papas e imperadores, e estava diretamente relacionado com o processo de "Investir". Isso porque os imperadores estavam nomeando bispos e papas.
E isso evidentemente era uma indicação da diminuição do poder da grande instituição religiosa. Assim, pode-se afirmar que o conflito envolvia basicamente o processo de obtenção de poder.
Perguntas interessantes