As mudanças estruturais requeridas por um processo de desenvolvimento mais homogêneo não podem ser produzidas pela “livre” atuação dos mercados e requerem uma presença permanente e central do Estado. Esta é indispensável para superar a condição periférica do nosso subdesenvolvimento.
Sair da condição periférica e consolidar o nosso desenvolvimento significa uma mudança estrutural no sentido de construir ações políticas que tornem o tecido produtivo mais diversificado, mais complexo e com mais atividades intensivas em conhecimento.
TAVARES, M. C. Alternativas para o desenvolvimento brasileiro (prefácio).
In: LEITE, M. V.C (org). Alternativas para o desenvolvimento brasileiro:
novos horizontes para a mudança estrutural com igualdade (2019, p 10-11)
Ao longo das décadas, muitos estudos foram elaborados e políticas implementadas como o objetivo de promover o desenvolvimento do Brasil. Os cepalinos, como são chamados os estudiosos ligados à Cepal, como a economista Maria Conceição Tavares, defendem a necessidade da mudança das estruturas para que ocorra o desenvolvimento com igualdade. Nos últimos anos, estudos mostram os possíveis caminhos que o Brasil e outros países da América Latina devem seguir a fim de aproveitar suas potencialidades e desenvolverem. Uma das trajetórias seria o governo promover políticas que busquem uma melhor inserção nas cadeias globais de valor.
Em relação a esse tema, analise as afirmações a seguir sobre o que Brasil deve fazer para aproveitar as suas potencialidades e promover o desenvolvimento com igualdade:
I. O Brasil deve promover a industrialização por meio da substituição das importações, por meio de políticas protecionistas.
II. O Brasil deve continuar explorando as suas vantagens comparativas no setor primário, mas ao mesmo tempo, produzir bens de maior valor adicionado.
III O Brasil deve aproveitar as translatinas brasileiras e estimulá-las a produzir bens de maior encadeamento produtivo impulsionando as cadeias regionais de valor.
IV. O Brasil deve se especializar apenas na produção e exportação de bens primários, pois é o que o país faz de forma mais eficiente.
É correto o que se afirma em:
IV, apenas.
I e II, apenas
III e IV, apenas
I, apenas
II e III, apenas
Soluções para a tarefa
Resposta: apenas a iv está correta.
Explicação:
O Brasil ocupa a 26ª posição entre 32 países da região das Américas, e sua pontuação geral está abaixo das médias regional e mundial. O crescimento econômico do Brasil desacelerou em 2019, tornou-se negativo em 2020 e se recuperou em 2021. Portanto, a resposta é I e II.
Desenvolvimento econômico no Brasil
O Brasil é um dos gigantes mundiais da mineração, agricultura e manufatura, e possui um setor de serviços forte e em rápido crescimento.
O Brasil é a principal fonte mundial de café, laranja e mandioca e um grande produtor de açúcar, soja e carne bovina; no entanto, a importância relativa da agricultura brasileira vem diminuindo desde meados do século 20, quando o país começou a se urbanizar rapidamente e explorar seu potencial mineral, industrial e hidrelétrico.
Conheça mais sobre economia: https://brainly.com.br/tarefa/12775060?referrer=searchResults
#SPJ2