As mudanças econômicas e sociais requerem que a escola e a base educacional sejam reformuladas, particularmente em vista do avanço tecnológico. Avalie as afirmações seguintes, a esse respeito:
I. A essência da escola mudou radicalmente, pois sua meta agora é formar mão de obra pensante, analitica, não mais adaptável ou resignada. II. Os sistemas escolares legitimam a separação imposta no mundo do trabalho, no sistema capitalista de produção: apenas alguns pensantes e muitos trabalhadores.
III. A escola, e também a sociedade, formam, atualmente, o homem unilateral, que vai aprender somente partes dos procedimentos tecnológicos e atender aos interesses do capital.
Está(ão) correta(s):
RESPOSTA
II e III
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
2 e 3
Explicação:
Sob a premissa de educação universal e neutra com profissionais capazes de conduzir os alunos à liberdade, à moralidade, ao conhecimento acumulado historicamente, a escola hegemonicamente cumpre ainda, tanto no campo instrumental quanto ideológico, a função reprodutora da relação de exploração capitalista. Mudou a forma, não a essência. A escola reafirma e reproduz a fragmentação: existem as chamadas escolas de excelência que são de difícil ingresso e permanência, e as outras escolas. Ao mesmo em tempo que legitima a dualidade, educa para dualidade.
Perguntas interessantes
Contabilidade,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
ENEM,
4 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás