Saúde, perguntado por gustavorodrik, 7 meses atrás

As microexpressões faciais são partes da linguagem corporal e São universais, enquanto que os demais gestos são predominantes culturais. O que isso quer dizer?​

Soluções para a tarefa

Respondido por larissasilva9549
2

Resposta:

As microexpressões são expressões faciais sutis, de menores “dimensões”, e involuntárias. Na hora de interpretar pessoas, elas oferecem benefícios, já que são universais. A linguagem corporal, por sua vez, não é.

“O que é considerado rude ou tolo em um país nórdico pode ser bem-vindo como caloroso e amigável em um país africano. O que um empresário canadense consideraria arrogante, um executivo americano pode ver como [nível de] confiança saudável. Mas o que permanece consistente em todas as culturas conhecidas são as microexpressões”, explica Kasia Wezowski em artigo na Harvard Business Review.

Além de fundadora do Center for Body Language (“Centro de Linguagem Corporal”), ela já escreveu quatro livros sobre o assunto e, junto com seu marido, dá palestras pelo mundo.

Esses breves e involuntários flashes de expressão facial revelam nossos verdadeiros sentimentos sobre outra pessoa ou situação. As pessoas podem tentar escondê-los ou obscurecê-los de diferentes maneiras, instruídas pela cultura, mas para um leitor experiente as emoções verdadeiras são sempre visíveis.”

Para exemplificar, ela utiliza o contraste de expressividade entre filipinos e japoneses. Nas Filipinas, mostrar emoção – seja ela negativa ou positiva – é um sinal de franqueza e honestidade. Porém, no Japão, é exatamente o contrário: manifestar emoções negativas é visto como grosseria ou hostilidade e manifestar muito emoções positivas é considerado indelicado.

No entanto, segundo Wezowski, estudos mostraram diversas vezes que japoneses e filipinos experienciam emoções com a mesma frequência e intensidade. Nesse caso, a explicação é que os japoneses conscientemente tentam mascarar suas reações, enquanto filipinos as mostram sem receios.

Por isso, a habilidade de ler e interpretar microexpressões pode ser útil em qualquer lugar do mundo. Mas não é só isso: é valiosa também para quem precisa delas para sua profissão. Por exemplo, vendedores que têm essa capacidade desenvolvida têm melhores resultados.

Dicas para ler microexpressões

Wezowski dá algumas recomendações para desenvolver a capacidade de interpretação: “reconhecer e interpretar microexpressões requer prática, mas há algumas coisas que você pode começar a fazer imediatamente para melhorar suas habilidades.”

Perguntas interessantes