As medidas tomadas por Mikhail Gorbatchev com o objetivo de reestruturar a economia e a política na União Soviética, respectivamente perestroika e glasnost, geraram um processo de desintegração dela. Quais os impactos que tais mudanças trouxeram para a:
a) População soviética;
b) Guerra Fria
Soluções para a tarefa
Para a população soviética, as medidas tomadas por Gorbatchev foram um choque, liberalizando rapidamente a economia e a política, com o fim dos mecanismos de censura que, até então, cerceavam o debate político.
Elas, contudo, não foram capazes de reverter a crise que o país vivia, tendo acelerado o fim da URSS e reduzido drasticamente, por uma década, os indicadores sociais nestes países.
Para a Guerra Fria representou a aceleração do fim da URSS e, consequentemente, a vitória dos capitalistas.
A - Para a população soviética as medidas impactaram com a perda de benefícios sociais, o aumento da alimentação e o fim do direito a liberdade de expressão.
B - A Guerra Fria trouxe o fim da URSS e o país sofreu com a crise econômica e aumento dos preços.
Consequências das medidas econômicas e políticas de Mikhail Gorbatchev
a) Para a população soviética, tais medidas não foram benéficas, pois os preços dos produtos internos aumentaram, o que prejudicou a economia. Além disso, muito benefícios sociais acabaram e a fome cresceu no país.
Ao contrário do que previa tais medidas, como foi o caso da Perestroika, que tinha como objetivo a diminuição da burocracia e liberdade de expressão para o povo.
Entenda mais sobre a Perestroika e Glasnost em: https://brainly.com.br/tarefa/7541946
b) Em relação à Guerra Fria, graças as políticas de Mikhail Gorbatchev, a mesma acabou e, desse modo, trouxe o fim da URSS. Apesar disso, o país passou por uma crescente crise econômica relacionada ao aumento dos preços de produtos internos.
Entenda mais sobre o político russo Mikhail Gorbatchev em: https://brainly.com.br/tarefa/40603534
#SPJ3