[..] as manifestações públicas começaram a se tornar comuns e críticas ao imperador cresciam. Um atentado contra o carro do imperador, em julho de 1889, motivou o Império a proibir manifestações públicas em defesa da república, mas o Brasil estava em um caminho sem volta, pois o grupo de insatisfeitos era muito grande. Em novembro de 1889, a conspiração estava em curso e contava com nomes como Aristides Lobo, Benjamin Constant, Quintino Bocaiuva, Rui Barbosa, Sólon Ribeiro, entre outros. O que faltava para os conspiradores era a adesão do marechal Deodoro da Fonseca, um militar influente e primeiro presidente do Clube Militar. [...] De acordo com esse texto, uma das causas da Proclamação da República brasileira foi a ampliação da influência religiosa. desconfiança no exército nacional. inserção social dos negros libertos. instabilidade da estrutura política.
Soluções para a tarefa
Resposta:
instabilidade da estrutura política. letra d
Explicação:
O que o texto ressalta é que havia uma grande insatisfação de setores sociais com o Imperador e que esta situação tornava a política instável, ao ponto de ter havido um atentado contra a vida do Imperador. É correta a alternativa D.
Quais setores sociais estavam insatisfeitos com a Monarquia?
Os latifundiários, a Igreja Católica, os oficiais militares, grande parte das classes médias urbanas e as lideranças afro-brasileiras são alguns dos setores sociais que tinham sérias discordâncias com a Monarquia Brasileira naquele período. Isto fez com que o Imperador, Dom Pedro II, se visse praticamente sem aliados e não houve nenhum grande movimento em sua defesa quando foi deposto, em 15 de Novembro de 1889.
Mais sobre a Proclamação da República em;
https://brainly.com.br/tarefa/19705281