as lipossolúveis e as hidrossolúveis ,qual pode causar problemas à saude se consumida em grandes doses ? por quê ?
Soluções para a tarefa
As vitaminas lipossolúveis são representadas pelas vitaminas A, D, E e K. Elas são solúveis em lipídeos (gorduras) e não-solúveis em água. Depois de absorvidas pelo intestino (com a ajuda dos sais biliares produzidos pelo fígado), essas vitaminas são transportadas através do sistema linfático até o tecido adiposo, onde ficam armazenadas. As vitaminas A e D são armazenadas principalmente no fígado e a E nos tecidos gordurosos. Já a vitamina K é armazenada em pouca quantidade pelo organismo. As vitaminas são encontradas associadas a gorduras no leite, queijo, carne, gema de ovo, fígado. Não é necessário o seu consumo diário.
Já as vitaminas hidrossolúveis são representadas pelas vitaminas C e as vitaminas do complexo B (B1, B2, B6, B12, niacina, ácido fólico, ácido pantotênico e biotina). Elas são solúveis em água e absorvidas pelo intestino. Como essas vitaminas permanecem menos tempo no organismo (pois são solúveis em água e o excesso dessas vitaminas é eliminado pela urina), elas devem ser ingeridas com maior regularidade, ou seja, diariamente. Geralmente, as vitaminas hidrossolúveis são encontradas nos vegetais, no entanto, a vitamina B12 é praticamente exclusiva de alimentos de origem animal. Já as melhores fontes de vitamina C são as frutas e verduras cruas.
Apesar de ser importante para o nosso organismo, é preciso lembrar que não se deve tomar vitaminas ou outros suplementos nutricionais em excesso e sem a orientação de um médico. Isto porque a quantidade de vitaminas a ser ingerida é variável, pois é levada em consideração idade, sexo, estado de saúde, atividade física e necessidade de cada pessoa. Ou seja, as vitaminas devem ser tomadas na medida certa, já que alguns nutrientes podem provocar efeitos colaterais, como pele seca, tontura, danos hepáticos, queda de cabelo, entre muitos outros problemas.