As linguagens da cidade têm um caráter pedagógico: porque a materialidade e a subjetividade da cidade expressam as relações e os valores sociais, políticos, raciais, de classe, de exclusão ou inclusão, que estão presentes na sociedade. Então, esses símbolos, esse patrimônio, representam a experiência cotidiana do cidadão e, ao mesmo tempo, educam o olhar e a percepção do outro, o que é fundamental para a construção da identidade.
Em conformidade com o texto acima, assinale a alternativa que expressa a relevância do trabalho com educação patrimonial na educação formal:
Alternativas:
a)
Propicia a quebra da rotina escolar ao se propor visitas a instituição de patrimônio histórico e cultural, sempre muito divertidas.
b)
Propicia a ilustração dos temas constantes no currículo escolar, conferindo mais materialidade ao tema proposto.
c)
Propicia o conhecimento por parte dos estudantes sobre o patrimônio herdado e transmitido pelas gerações passadas.
d)
Propicia o desenvolvimento das práticas de cidadania ampliada, uma vez que o patrimônio diz respeito às identidades culturais.
e)
Propicia o encontro entre entretenimento e educação, favorecendo o estímulo à curiosidade e criatividade dos estudantes.
2)
Feijoada completa (Chico Buarque – 1977)
Mulher, você vai gostar:
Tô levando uns amigos pra conversar.
Eles vão com uma fome
Que nem me contem;
Eles vão com uma sede de anteontem.
Salta a cerveja estupidamente
Gelada pr'um batalhão
E vamos botar água no feijão.
Mulher, não vá se afobar;
Não tem que pôr a mesa, nem dá lugar.
Ponha os pratos no chão e o chão tá posto
E prepare as linguiças pro tiragosto.
Uca, açúcar, cumbuca de gelo, limão
E vamos botar água no feijão.
Mulher, você vai fritar
Um montão de torresmo pra acompanhar:
Arroz branco, farofa e a malagueta;
A laranja-bahia ou da seleta.
Joga o paio, carne seca,
Toucinho no caldeirão
E vamos botar água no feijão.
Mulher, depois de salgar
Faça um bom refogado,
Que é pra engrossar.
Aproveite a gordura da frigideira
Pra melhor temperar a couve mineira.
Diz que tá dura, pendura
A fatura no nosso irmão
E vamos botar água no feijão.
Acerca da letra da música acima, Feijoada completa, de Chico Buarque, é correto afirmar que:
Alternativas:
a)
Além de ser uma bela canção, tem a intenção principal de denunciar a repressão do Regime Militar vigente no Brasil entre 1964 e 1985.
b)
Além de ser uma bela canção, tem a intenção de ensinar a receita da feijoada completa, incluindo todos os ingredientes indispensáveis, bem como o modo de preparo.
c)
Além de ser uma bela canção, faz alusão a um prato típico da culinária carioca, tombado como patrimônio cultural imaterial do Estado do Rio de Janeiro.
d)
Além de ser uma bela canção, faz alusão a um prato típico da culinária popular, tombado como patrimônio cultural material brasileiro.
e)
Além de ser uma bela canção, faz alusão a um prato típico da culinária popular, de origem indígena.
3)
"Uma simples esquina, diariamente percorrida pelo aluno para chegar à escola, pode abrigar cem anos ou mais de história, através de prédios representativos de ciclos econômicos já encerrados, de estilos arquitetônicos já em desuso, de fatos históricos insuspeitados ocorridos atrás das paredes tão próximas, de formas de morar já muito alteradas."
Considerando o excerto acima, é correto afirmar que o autor intenciona destacar:
Alternativas:
a)
que o trajeto cotidiano dos estudantes de casa até a escola pode ser tema de aula.
b)
as possibilidades interdisciplinares de uma história da cidade.
c)
as possibilidades de leitura interdisciplinar do espaço urbano em sua historicidade.
d)
que o estudante aprende História simplesmente por caminhar até a escola.
e)
que tudo tem história, bastando caminhar pela cidade para perceber.
4)
"A história precisa ser reescrita a cada geração, porque embora o passado não mude, o presente se modifica; cada geração formula novas perguntas ao passado e encontra novas áreas de simpatia à medida que revive distintos aspectos das experiências de suas predecessoras."
Considerando a afirmação acima, do historiador inglês Cristhoper Hill, podemos julgar coerente que:
Alternativas:
a)
a história precisa ser reescrita para que a cada geração seja aperfeiçoada de acordo com as novas metodologias aplicáveis.
b)
cada geração muda o presente e, portanto, encontra a visão do passado que lhe é mais simpática.
c)
a história é reescrita ao passo que as mesmas experiências são revividas pela geração presente.
d)
as experiências das gerações passadas mudam conforme o olhar dado pelas gerações presentes.
e)
a história é reescrita a partir de questões suscitadas pelos problemas sociais vividos pelas gerações presentes.
Soluções para a tarefa
1. A relevância do trabalho com educação patrimonial na educação formal:
d) Propicia o desenvolvimento das práticas de cidadania ampliada, uma vez que o patrimônio diz respeito às identidades culturais.
A Educação Patrimonial possibilita um conhecimento maior, sobre os bens culturais, contribuindo para a incorporação do senso de respeito e responsabilidade na valorização e preservação do patrimônio histórico e cultural, bem como para o conhecimento da diversidade cultural que se faz presente na constituição dos elementos que o compõem.
2. A letra da música Feijoada completa, de Chico Buarque:
c) Além de ser uma bela canção, faz alusão a um prato típico da culinária carioca, tombado como patrimônio cultural imaterial do Estado do Rio de Janeiro.
A feijoada carioca, prato originário do século XIV, foi registrado como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro em 2013.
3. "Uma simples esquina, diariamente percorrida pelo aluno para chegar à escola, pode abrigar cem anos ou mais de história..." é correto afirmar que o autor intenciona destacar:
c) as possibilidades de leitura interdisciplinar do espaço urbano em sua historicidade.
O texto destaca a importância do desenvolvimento de projetos e atividades que integrem o estudante ao meio citadino e a construção histórica que pode ser produzida sobre sua visão, de protagonista do seu meio, tendo por objetivo aproximar o educando do seu objeto de estudo trabalhando as concepções da cidade e sua diversidade social, cultural e econômica.
4. A afirmação acima, do historiador inglês Cristhoper Hill, é coerente que:
e) a história é reescrita a partir de questões suscitadas pelos problemas sociais vividos pelas gerações presentes.
A construção do conhecimento histórico pelo agente do presente, se faz através da subjetiva visão de mundo e com a leitura que estabelece com as fontes históricas. Assim, as situações vividas no presente condicionam as perguntas que os historiadores se fazem sobre o passado
Bons estudos!
Resposta:
1d, 2c, 3c, 4e
Explicação: