Biologia, perguntado por jeanekauan89, 6 meses atrás

)
As lesmas, assim como os caracóis terrestres, são muito sensíveis à desidratação, ou seja, a perda de água pela superfície do corpo que permanece exposta ao ar. O sal (NaCl) quando é lançado sobre esses animais, ele absorve rapidamente a água do corpo deles, causando destruição de células e tecidos, transformando seus corpos em uma massa viscosa, disforme, como se estivessem derretendo.

Soluções para a tarefa

Respondido por cmssclaudia
1

Resposta:

KD a resposta!!! Repetiu a pergunta !

Respondido por Elisdani
8

Resposta:

Alternativa C) II e IV

Explicação:

- Ao se colocar sal, o meio externo da lesma ficou hipertônico e, como a lesma tem a pele muito fina e a relação de suas superfícies externa e interna é muito pequena, suas células logo sofreram osmose.

- E sim, o sal suga toda a água do corpo das lesmas, devido ao processo de osmose.

- A lesma é um molusco gastrópode. As células dos animais invertebrados não têm parede celular. Por causa disso, esses indivíduos precisam se alimentar de outros seres para continuar vivendo, pois são incapazes de produzir seu próprio alimento.

- Quando as lesmas entram em contato com o sal, elas sofrem uma desidratação por osmose, de forma que as células e tecidos são destruídos.

A osmose é o processo em que um solvente - como a água - se transfere do meio hipotônico para o hipertônico através de uma membrana semipermeável para alcançar um equilíbrio hídrico, ou seja, com o objetivo de que os dois meios "vizinhos" tenham a mesma concentração de soluto com relação ao solvente.

Ou seja, a água passa pelas membranas celulares da lesma em "direção" ao sal, que é o meio hipertônico, e com isso as células morrem.

Perguntas interessantes