Ed. Física, perguntado por aquagolf, 9 meses atrás

As leis no. 10.639/2003 e no. 11.645/2008 estabelecem a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nos estabelecimentos de ensino Fundamental e Médio, públicos e privados.

Para atender à determinação dessas leis tornou-se necessária a alteração do Projeto Político-Pedagógico da escola, incluindo temas relacionados a estas culturas.

Uma escola estadual resolveu propor um projeto interdisciplinar a partir do estudo da luta e da cultura dos negros brasileiros. Os professores de Educação Física sugeriram a inclusão da Capoeira para os alunos da 8ª série/9º ano e do Jongo e do Samba para a 3ª série do Ensino Médio no desenvolvimento do projeto. Também propuseram o encerramento do projeto no dia da Consciência Negra (20 de novembro) com a realização de exposições, debates e um festival de lutas e atividades rítmicas com a presença da comunidade interna e externa.

A inclusão da capoeira no projeto interdisciplinar, envolvendo os alunos da 8ª série/9º ano e a realização do festival de lutas e atividade rítmica se justificam, principalmente, porque:

I. As Situações de Aprendizagem desta série incluem a abordagem da relação entre a capoeira e a cultura afro-brasileira.
II. A capoeira faz parte dos conteúdos tradicionais da Educação Física escolar, o que favorece ações interdisciplinares.
III. A capoeira geralmente é de conhecimento de boa parte dos alunos e é muito praticada na comunidade externa à escola.
IV. A organização de um festival/torneio esportivo pelos alunos da 8ª série/9º ano está previsto no Currículo em parceria com os alunos das 3ª série do Ensino Médio.

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
2

Olá!

As afirmativas I e IV estão corretas.

A capoeira não é uma pratica tradicional na educação física escolar e também não é tão praticada fora da escola em praticamente nenhuma região do Brasil.

A organização de um festival integrado entre as diferentes turmas pode ser bastante interessante para mostrar o resultado dessas mudanças.

Perguntas interessantes