"As leis morais são imperativos categóricos, isto é, imperativos que determinam a vontade não em vista de obter determinado efeitos desejado, mas simplesmente como vontade, prescindindo dos efeitos que ela possa obter. As leis morais são universais e necessárias [...]." (REALE e ANTISERI, 2009, p. 379). Reale e Antiseri (2009) apontam, no trecho acima, em que consistem as leis morais de acordo com o pensamento de Immanuel Kant. Sobre isso, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. As leis morais são universais e necessárias, porém não do mesmo modo que as leis naturais; pois enquanto as leis naturais não podem não atuar-se, as leis morais podem também não atuar-se. A necessidade da lei natural consiste, portanto, em seu inevitável realizar-se, a necessidade da lei moral consiste, ao contrário, no valer para todos os seres racionais sem exceção.
b. As leis morais são universais e necessárias, porém raramente acontecem, tendo em vista que vivemos em uma sociedade que não se preocupa com moralidade e, ademais, ela não serve para todos.
c. Nenhuma das leis, nem moral, nem natural, podem deixar de ocorrer, mas somente as naturais são para todos.
d. As leis naturais são, de maneira geral, mais importantes para os seres humanos, pois é por meio delas que se consegue desenvolver naturalmente a moralidade.
e. As leis morais são, da mesma forma que as leis naturais, inevitáveis e, portanto, não existe a possibilidade de não vir a acontecer.
Soluções para a tarefa
b. As leis morais são universais e necessárias, porém não do mesmo modo que as leis naturais; pois enquanto as leis naturais não podem não atuar-se, as leis morais podem também não atuar-se. A necessidade da lei natural consiste, portanto, em seu inevitável realizar-se, a necessidade da lei moral consiste, ao contrário, no valer para todos os seres racionais sem exceção.
As leis morais são universais e necessárias, porém não do mesmo modo que as leis naturais; pois enquanto as leis naturais não podem não atuar-se, as leis morais podem também não atuar-se (A).
A ética de Kant
A necessidade da lei natural consiste, portanto, em seu inevitável realizar-se, a necessidade da lei moral consiste, ao contrário, no valer para todos os seres racionais sem exceção.
A ética é categórica, objetiva e guiada, somente, pela razão humana, pois se assim não for, ela será particular e subjetiva, não havendo um parâmetro ético no mundo.
O homem, portanto, é livre para agir, mas sua ação deve seguir a moral universal e aplicável a todos.
Saiba mais sobre Kant em: https://brainly.com.br/tarefa/26753693
#SPJ2