.
As investigações científicas exigem que o profissional se apoie em um robusto embasamento teórico e conhecimento sobre a metodologia mais adequada para cada desenho de pesquisa. Sendo assim, analise o caso abaixo:
O presente estudo pretende traçar a incidência de casos de sofrimento mental em trabalhadores do período noturno de segurança privada em relação aos trabalhadores do período diurno. Uma empresa de segurança privada autorizou que a pesquisa fosse conduzida com seus funcionários. Participaram do estudo 302 trabalhadores, de gênero masculino e feminino, sem restrição de idade, que realizaram trabalhos em regime de 12/36 horas, no período de janeiro de 2015 a dezembro de 2019. A coleta de dados se deu a partir de levantamentos dos dados sobre saúde do trabalhador no banco de dados da empresa. Foram identificados os trabalhadores que apresentaram atestado de saúde ocupacional (ASO) acompanhado de CID categoria F (que trata dos sofrimentos mentais). Outros CID que não tratam de doenças mentais não foram levados em consideração na pesquisa. O RH da empresa forneceu acesso ao cadastro de profissionais para análise de dados, tais como: período de admissão, período de desligamento, estado civil, idade e dependentes. Os participantes não foram abordados pessoalmente com entrevistas ou questionários. Os dados obtidos foram compilados em planilhas eletrônicas e analisados a partir da presença de ASO com CID categoria F em trabalhadores do período noturno e diurno. Posteriormente foram feitos gráficos que apresentaram e compararam as estatísticas de incidência de transtornos. Gráficos sobre essa incidência em relação aos componentes das variáveis (gênero, estado civil e dependentes) também foram feitos para fins de comparação.
A partir do exposto na proposta de metodologia do artigo apresentado acima, qual foi o tipo de pesquisa utilizado para o enunciado?
A.
Pesquisa quantitativa.
B.
Pesquisa em história de vida.
C.
Pesquisa qualitativa.
D.
Pesquisa quali-quantitativa.
E.
Pesquisa bibliográfica.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra A. Pesquisa quantitativa.
Explicação:
Resposta:
A. Pesquisa quantitativa.
Explicação:
No exemplo, a descrição da metodologia apresenta uma pesquisa de mensuração estatística de determinados padrões em uma população. A pesquisa quantitativa quantifica a incidência de determinados padrões em uma população específica, com um grupo pesquisado com maior amostragem.
A história de vida é um método de coleta de dados, muito usado em pesquisas qualitativas, que envolve abordagem dos participantes e relatos de experiências vivenciadas. A pesquisa qualitativa não trabalha com a quantificação de dados e incidências de ocorrências, focando seus trabalhos em investigar impressões, crenças e outros constructos mais abstratos. A pesquisa quali-quantitativa mescla métodos da pesquisa qualitativa e da pesquisa quantitativa. A pesquisa bibliográfica é uma etapa comum a todas as metodologias de pesquisa, onde os pesquisadores levantam e apresentam os trabalhos e discussões mais relevantes sobre os temas pertinentes ao objeto de estudo, bem como justificam a relevância do objeto e como a pesquisa proposta irá se colocar na discussão sobre o tema.