História, perguntado por enzoboalibrelon, 9 meses atrás

As invasões germânicas e a queda do Império Romano provocaram profundas transformações sociais na Europa Ocidental. O texto trata das mudanças ocorridas no campo, durante a Idade Média.



A população mais pobre, que vivia de trabalhos no campo, passou a submeter-se aos interesses dos poderosos de uma região, em troca de proteção contra esses ataques externos. Poder, no caso, significava a posse de armas e o comando de soldados. O estabelecimento dessa proteção dos mais poderosos aos pobres, em troca da lealdade, foi adotada pelos povos germanos, que foram dominando grande parte do extinto Império romano do ocidente.

MACHADO, Fernanda. Feudalismo – servidão, impostos, taxas, suserania e vassalagem. Disponível em: . Acesso em: 12 set. 2020.



Considerando a sociedade feudal, a submissão de camponeses pobres aos poderosos de uma região em troca de proteção, conforme exposto no texto, é identificada como


(A)
clientelismo.


(B)
vassalagem.


(C)
escravidão.

Soluções para a tarefa

Respondido por jocmartins84
10

Resposta: letra b

Explicação:


enzoboalibrelon: Tem como vc explica
cibeleestadual: tá errado
cibeleestadual: se tiver mais alternativas é servidão
cibeleestadual: vassalagem é quando o senhor feudal dá um pouco de terra pro servo
cibeleestadual: eu tive que fazer essa questão tmb
barrosdaniela242: obrigada
Respondido por yasmimbalduino
4

Oiie Aluno(A)

A resposta correta é a Letra D

A ruralização e a insegurança gerada pela queda do Império Romano no Ocidente levaram ao estabelecimento da servidão como relação de trabalho predominante na Europa Feudal D . A alternativa A está incorreta, porque esta era uma prática social do antigo Império Romano, na qual um plebeu fornecia serviços e lealdade em troca de favores de um patrício, muito comum nas cidades. Não era propriamente uma relação de trabalho, mas uma espécie de “troca de favores”. A alternativa B está incorreta, porque um vassalo era um nobre guerreiro que se ligava a outro por meio de um juramento de fidelidade, prometendo o auxílio em guerras futuras em troca do recebimento de um benefício, como um feudo, por exemplo. A alternativa C está incorreta, porque esses camponeses não se tornavam propriedade de seus senhores, pois se colocavam nessa condição voluntariamente. Apesar das muitas obrigações e de não serem exatamente “livres”, não podiam ser simplesmente comprados e vendidos e tinham alguns poucos direitos.

Perguntas interessantes