As instituições arquivísticas públicas brasileirasapresentam aspectos comuns no que se refere às suascaracterísticas fundamentais. Trata-se de organizações voltadasquase exclusivamente para a guarda e o acesso a documentosconsiderados, sem parâmetros científicos, como de valorhistórico, ignorando-se a gestão de documentos correntes eintermediários na administração que os produziu. A lógica deconstituição desses acervos de valor "permanente" resulta, emgeral, menos de uma política de recolhimento por parte dosarquivos públicos do que de ações isoladas, associadas adeterminadas situações, como a extinção de órgãos públicos, faltade espaço físico em determinadas repartições etc. A prática deavaliação é quase sempre desconhecida por parte das instituiçõesarquivísticas, quando ocorrem estes recolhimentos. Após orecolhimento, atividade pouco freqüente nos arquivos públicosbrasileiros, a salvaguarda dos documentos na instituiçãoconfunde-se com um processo de sacralização que implica suatransmutação em acervo "histórico".(JARDIM, José Maria. A invenção da memória nosarquivos públicos. Ciência da Informação, v. 25, n.º 2, 1996, comadaptações).Analisando o texto acima e com base nos princípios e métodosarquivísticos, é correto concluir queA todos os documentos de arquivo, na ausência de parâmetroscientíficos, devem ser considerados de valor permanente.B a existência de gestão de documentos nos órgãos públicosfavorece, para fins de recolhimento, a adequada valoração dosacervos arquivísticos.C os documentos dos órgãos públicos extintos são documentoshistóricos que devem ser recolhidos aos arquivos públicos.D a falta de espaço físico é fator fundamental a ser consideradona valoração dos documentos de arquivo.E a alta freqüência da atividade de recolhimento nos arquivospúblicos brasileiros demonstra a capacidade de superaçãodas dificuldades enfrentadas pelos órgãos públicos naobservação das normas de recolhimento.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
.D a falta de espaço físico é fator fundamental a ser consideradona valoração dos documentos de arquivo.
Uma das principais problemáticas envolvidas no processo atual de documentação de arquivos está relacionada a falta de espaço físico para a catalogação de arquivos, oriundos de uma superposição de informações.
Com isso, é preciso que os arquivistas considerem as grandes demandas atuais, no sentido de promover a digitalização destas informações, liberando espaço físico sobretudo para espaços públicos.
Perguntas interessantes