As infrações aos preceitos de ética da NSCA 3-12/2008 acarretarão, de acordo com a gravidade da infração e de suas consequências, algumas penalidades. Comente quais são essas penalidades.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Caso algum profissional do SIPAER venha a infringir alguma regra ou preceito ético estabelecido pelo sistema, ele há de ser penalizado. Nesses casos, o conselho de ética do SIPAER se reúne e apura os fatos por meio de um inquérito administrativo; caso a decisão não identifique infração, o caso é arquivado.
Entretanto, como trata-se de uma infração nesse caso, existem duas possibilidades: a primeira (para infrações mais leves) é advertência por escrito, que admoesta o autor da infração mas não lhe retira nenhuma atribuição e/ou credencial.
Porém, caso a infração tenha sido grave, o conselho pode optar pela cassação da credencial do profissional; que tem caráter definitivo e proíbe que esse indivíduo participe de atividades ligadas ao SIPAER como representante do CENIPA. Essa autuação, por sua gravidade, depende de aprovação do chefe do EMAER para ser validada.