História, perguntado por leticia5850, 1 ano atrás

as influências árabes na nossa sociedade.

Soluções para a tarefa

Respondido por Kaliane2345678910
22
INFLUÊNCIA ÁRABE NO BRASIL.

Por causa de sua presença na Península Ibérica por cerca de oito séculos, os árabes influenciaram enormemente a cultura brasileira desde a colonização. A partir do final do século XIX, com o declínio do regime escravista, o Brasil passou a receber fluxo migratório significativo do exterior. O maior Polo de atração foi o Estado de São Paulo, fruto das necessidades de mão de obra reclamada por uma economia cafeeira em expansão. Muitos imigrantes também acorrerram para outras regiões, desde o sul do país, no Rio de Janeiro (capital federal até 1960), Espírito Santo e até Estados da região amazônica, onde a produção de borracha também os atraiu. Em meio a portugueses, italianos e espanhóis, que constituíram os grupos majoritários, seguraram também os árabes.

Por árabes, referimo-nos aos Imigrantes de origem sria e libanesa, em sua maioria cristãos. A imigração de grupos muçulmanos, de mesma origem também palestina, igualmente ocorreu, mas é muito menor grau e somente a partir do final dos anos 50 do século XX.

Embora mundos têm ácidos atraídos pelo vigor da economia cafeeira paulista ou do ciclo da borracha na Amazônia, os árabes raramente abraçaram atividades agrícolas. Este constituirá o primeiro traço Marcante: a inserção preponderantemente urbana dos árabes, que você dedica aramha atividades comerciais na nova terra. De fato, o comércio - não o graúdo, dos comissários de café, mas o de gêneros de consumo mais popular - foi ao meio-dia beneficial por excelência dos árabes no Brasil. A tal característica de sobrepor da designação de turcos, impropriamente atribuída. Na verdade, na época em que emigraram, os turcos apenas dominavam a região de onde se originaram os sírios e libaneses, de modo em que os indivíduos que dar parte não apresentavam nos países de chegada passaportes turcos.

Esta inserção urbana, que não engrossava as verbas de colonos trazidos para trabalhar no café, e mais a percepção de que os árabes não se encaixavam perfeitamente como europeus brancos na depuração racial almejada pelas elites nacionais, acarretou algumas vezes apreciações adversas a respeito da imigração árabe. De qualquer modo, tais contrevérsias e preconceitos pouco vigorosae pediram uma ascensão socioeconômica vigorosa.

As trajetórias no comércio, de modo geral, se iniciaram pela atividade de Mascate, quebra já tava uma das opções urbanas disponíveis aqueles que chegaram sem recursos significativos ao Brasil. Depois eu termino
Perguntas interessantes