História, perguntado por cottocobr, 1 ano atrás

As imagens abaixo se referem a dois eventos políticos distantes no tempo e no espaço; o nazismo alemão ( 1933- 1945) e a diatdura militar chilena (1973- 1990). Ambos os regimes tiveram a práticade queimar livros. Por que os livros incomodaram tanto essas ditaduras a ponto de serem queimados em praçase ruas?

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
3

Os livros incomodam as ditaduras por apresentarem possibilidades alternativas para a organização das sociedades em que surgem, de modo que são um perigo para a manutenção dos governantes estabelecidos.

Deste modo era comum que se queimassem, por exemplo, na Alemanha Nazista, livros de comunistas, de pessoas que defendiam os judeus e de democratas, pois todas estas ideias, se ganhassem muitos defensores entre os alemães, acabariam por destruir o apoio popular ao nazismo.

Respondido por daninapolit
0

Resposta:

Os regimes ditatoriais não aceitam críticas nem que as pessoas pensem de maneira diferente da que eles impõem. Por meio de livros, escritores, literatos, historiadores, poetas, intelectuais, entre outros, expressam seu pensamento, suas opiniões e sua imaginação. Nas ditaduras, as liberdades de expressão, de pensamento e de informação são suprimidas. Portanto, queimar livros é uma maneira de suprimir ideias, memórias e histórias produzidas livremente pela sociedade.

Perguntas interessantes