História, perguntado por vivicamagalhaep6kah0, 7 meses atrás

As ideologias religiosas CATÓLICA e ANGLICANA mantinham um rígido controle na política e na economia inglesa, e isso frustrava as expectativas da burguesia. O PURITANISMO (calvinismo inglês), por sua vez, ligava a salvação da alma às ações econômicas realizadas na terra, o que contribuiu para a conversão de muitos burgueses a esta religião protestante, impactando nos rumos da industrialização inglesa.
( ) verdadeira
( ) Falsa

Soluções para a tarefa

Respondido por lauraecbottega
1

Resposta:O calvinismo foi uma doutrina religiosa que surgiu na Suíça, logo após a Reforma Protestante. Seu fundador, João Calvino, acreditava:

na predestinação;

na valorização dos bons costumes; e

na defesa da acumulação de capitais.

O posicionamento favorável ao trabalho e à riqueza fez com que muitos burgueses europeus aderissem ao calvinismo. Em cinco pontos, Calvino traçou as diretrizes da nova doutrina, como a tese de que Deus escolhe aqueles que serão salvos e os que serão condenados. As novas ideias de Calvino incentivaram a formação de novas igrejas pelo mundo, como a Presbiteriana e as Reformadas.

Leia também: Concílio de Trento — medidas tomadas pela Igreja Católica para refirmar sua doutrina

História do calvinismo

Reforma Protestante

A Reforma Protestante surgiu em 1517, quando Martinho Lutero questionou práticas do clero católico que não condiziam com os ensinamentos bíblicos, como a cobrança pela indulgência. Esse gesto contestador de Lutero desencadeou, em várias partes da Europa, outros movimentos religiosos, que não apenas criticaram a doutrina católica, mas também abriram espaço para o surgimento de novas denominações cristãs pelo mundo. A tradução da Bíblia para o alemão, feita por Lutero, permitiu também que outras pessoas tivessem acesso à Sagrada Escritura e pudessem interpretá-la. Isso fez com que outros líderes elaborassem suas próprias doutrinas religiosas e originou formas diferentes de ler o texto bíblico, sem a interferência do Vaticano. Dessa forma, surgiram várias igrejas cristãs, que, em um curto espaço de tempo, ganharam milhares de fiéis e se espalharam pelo continente europeu. A Igreja Católica perdeu, com isso, a sua hegemonia sobre o mundo cristão ocidental.

Nesse período, vários Estados Nacionais estavam em formação, e os monarcas absolutistas começavam a reinar sobre essas novas nações. A Reforma Protestante foi um grande catalisador para que esses reis rompessem laços com o catolicismo e aderissem a novas doutrinas religiosas cujas ideias se adaptassem melhor aos seus poderes. Para saber mais sobre esse marco na história do cristianismo, leia o texto: Reforma Protestante.

Explicação:

Perguntas interessantes