As hemoglobinas humanas, com padrão de herança definido geneticamente, apresentam variações polimórficas características dentro de nossa população, na dependência dos grupos raciais que formam cada região. Aparecem sob a forma de variantes de hemoglobinas ou talassemias, sendo mais frequentes no Brasil os tipos variantes S e C e as talassemias alfa e beta, todas na forma heterozigota (LEONEL et al., 2000).
FONTE: LEONEL, G. Guilherme et al. Hemoglobinas anormais e dificuldade diagnóstica. Rev. Bras. Hematol. Hemoter. n. 22, v. 3, 2000.Diante do exposto, disserte sobre a hemoglobina.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A hemoglobina é uma proteína globular encontrada no interior dos eritrócitos e possui como principal função o transporte de gases. É formada por quatro subunidades unidas por ligações covalentes sendo cada uma formada por uma porção proteica, chamada de globina, e um grupo prostético chamado de heme. A principal hemoglobinopatia é a anemia falciforme desencadeada por uma mutação que provoca alteração no formato da hemoglobina.
Explicação:
A hemoglobina é uma proteína globular encontrada no interior dos eritrócitos e possui como principal função o transporte de gases pelo corpo e equilíbrio ácido-base. Além disso, é responsável pela coloração vermelha do sangue.
Sua estrutura é formada por quatro subunidades unidas por ligações covalentes sendo cada uma formada por uma porção proteica, chamada de globina, e um grupo prostético chamado de heme. O grupo heme possui um átomo de ferro na forma ferrosa. Além disso, a hemoglobina é formada por duas globinas alfa e duas globinas não alfa.
No transporte de oxigênio, uma subunidade da hemoglobina capta o oxigênio provocando uma alteração na molécula de hemoglobina. Essa alteração favorece a captação de outras moléculas de oxigênio.
Podem ser encontradas diferentes tipos de hemoglobina com variações nas cadeias polipeptídicas, são elas: hemoglobina A1, hemoglobina a2 e hemoglobina F.
A principal hemoglobinopatia é a anemia falciforme desencadeada por uma mutação que provoca alteração no formato da hemoglobina. Essa alteração causa a polimerização da hemoglobina quando exposta a menores concentrações de oxigênio.