ENEM, perguntado por DeathStroke3855, 10 meses atrás

As grandes revoluções burguesas do século XVIII refletem, em parte, algumas ideias dos filósofos iluministas, dentre as quais podemos destacar a que: a) apontou a necessidade de limitar a liberdade individual para impedir que o excesso degenerasse em anarquismo. b) acentuou que o Estado não possui poder ilimitado, o qual nada mais é do que a somatória do poder dos membros da sociedade. c) visou defender a tese de que apenas a federalização política é compatível com a democracia orgânica. d) mostrou que, sem centralização e dependência dos poderes ao Executivo, não há paz social. e) procurou salientar que a sociedade industrial somente se desenvolverá a partir de minucioso planejamento econômico.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
21

É correta a alternativa B.

O principal "alvo" dos revolucionários burgueses era o Absolutismo e tudo o mais que identificavam como  o Antigo Regime, lutando contra os privilégios dos nobres e a autocracia como forma de condução da política.

Pensadores como Locke e Rousseau defendiam, por diferentes razões, a tese de que o poder político só poderia ser considerado legítimo se fosse exercido em favor e por intermédio da maioria dos cidadãos, defendendo uma maior participação política de todos na condução da política.

Respondido por caike9090
5

Resposta:

A resposta correta é a de letra b) acentuou que o Estado não possui poder ilimitado, o qual nada mais é do que a somatória do poder dos membros da sociedade.

Bom, a Revolução Francesa foi um movimento que ocorreu no ano de 1789 e durou basicamente 10 longos anos. Os principais participantes dessa manifestação foi a própria sociedade, principalmente a classe camponesa, que não aguentava mais sustentar o clero e a nobreza, ou seja, o poder absolutista.

Assim a classe camponesa que estava se transformando resolveu procurar os seus direitos também influenciados pelos pensamentos Iluministas que falavam sobre a politica e sobre justiça. Por fim conseguiram por um fim no poder monarca, fazendo com que a classe burguesa entrasse em ascensão e o modelo de economia também começasse a mudar para o Capitalismo. Ou seja, o povo conseguiu derrubar o poder de um Estado que se considera indestrutível e isso acabou virando uma reação em cadeia, fazendo com que a monarquia/poder absolutista caísse em outras nações.

Explicação: espero ter ajudado bons estudos e boa sorte!!!

Perguntas interessantes