História, perguntado por isabellagc8502, 1 ano atrás

As grandes construções de pedra erguidas pelos antigos egípcios, além de evidenciar o domínio técnico daquele povo para solucionar questões complexas de engenharia e arquitetura (utilizando conhecimentos aritméticos e geométricos complexos), revestiam-se também de um significado religioso e político. Esses monumentos, que resistiram durante milhares de anos e até hoje despertam admiração, podiam ser túmulos de faraós, nobres e sacerdotes, e deveríam abrigar os corpos até o momento esperado do retorno à vida (ressurreição). A grandiosidade e luxuosa ornamentação dessas constru­ ções visavam acentuar o caráter sagrado do poder do soberano, considerado um deus vivo (regime teocrático). Essas características também estavam presentes nos templos consagrados aos diferentes deuses do panteão egípcio. A religiosidade, marcante no Egito antigo, estava presente em todos os aspectos da vida: desde o poder do faraó até as atividades ligadas à subsistência cotidiana, como a agricultura, contrastando com a mentalidade predominante nas sociedades contemporâneas.

O enunciado solicita que você escolha a alternativa que apresenta o significado correto dessas grandes obras para os antigos egípcios. Vamos examinar cada uma delas.
• Alternativa a: A construção desses monumentos mobilizou grande quantidade de trabalhadores, escravizados ou homens livres recrutados para trabalhos temporários obrigatórios.
• Alternativa b: O trabalho nas grandes obras de arquitetura e mesmo na construção de canais de irrigação e redes de drenagem era compulsório.
• Alternativa c: A construção dos grandes templos estava associada à religiosidade da antiga civilização egípcia e ao poder dos faraós e da casta sacerdotal.
• Alternativa d: O poder dos faraós permitia-lhes ordenar a sociedade, distribuindo funções e tarefas obrigatórias para toda a população do Egito antigo.
• Alternativa e: Podemos supor que a população estava submetida a regimes de trabalho árduos, mas eles se revestiam de aspectos religiosos compartilhados pela sociedade.
Agora é com você: que alternativa completa de maneira correta a frase do enunciado?

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
60
Olá!

Para resolver essa questão, precisamos prestar muita atenção no que a pergunta pede, "o significado correto dessas grandes obras para os antigos egípcios".

a) incorreto, pois o Egito Antigo usou a mão de obra escrava para construir suas grandes obras, mas o texto não trata desse aspecto.

b) incorreto; o simples "trabalho nas grandes obras e sistemas de irrigação" não está falando nada sobre o que tudo isso significava para os egípcios. Ou seja, não responde o que a pergunta pede.

c) correto, pois realmente, todas essas obras estão ligadas à religiosidade dos antigos egípcios, a tudo que representava o seu faraó e a casta sacerdotal. Por isso, essa é a alternativa correta.

d) incorreto, os faraós possuíam um poder considerado divino, mas não é isso que o enunciado da pergunta pede. Ele nos pergunta sobre o significado para os egípcios de todos os seus monumentos antigos.

e) incorreto, pois muitos escravos, de outros povos inclusive, trabalhavam na construção desses templos e não possuíam uma ligação religiosa com eles. O trabalho não se restringia aos egípcios.

Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes