"A maioria dos deuses cultuados nos templos de Méroe correspondia às divindades egípcias [...]. Ao lado de divindades faraônicas [...] eram cultuados deuses puramente meroítas, como o deus-leão Apedemak ou o deus Sebiumeker [...] parece que anteriormente eram deuses locais [...] e que só adquiriram proeminência quando a influência egípcia começou a enfraquecer e foi substituída pelos traços culturais mais autenticamente meroitas //
O Reino de Cuxe ficou sob domínio egípcio por cerca de quinhentos anos. Por volta do século V a.C., a cultura meroíta passou a ocupar maior espaço no reino. Além da religião, é possível notar a ascendência dessa cultura autenticamente meroíta na
a) matemática, com a invenção do conceito de número zero usado nas operações de adição e subtração.
b) arquitetura, com a adoção de tetos abobadados e ângulos arredondados, principalmente nas construções de templos e palácios.
c) escrita, com a invenção de uma espécie de grafia cursiva e do uso de um alfabeto composto de 23 caracteres representando vogais e consoantes.
d) astronomia, com a adoção do calendário lunar, que dividia o ano em 12 meses de 29 ou de 30 dias, num total de 354 ou 355 dias no ano.
e) prática funerária, com a instituição da cremação cerimonial como forma de homenagear o falecido e garantir rapidez no processo de entrada no pós-vida.
Soluções para a tarefa
Respondido por
287
Olá,
Resposta letra "C"
Resposta letra "C"
A escrita meroíta foi aperfeiçoada através da escrita dos hieróglifos egípcios. Na escrita meroíta foi possível observar o uso de consoantes, nessa escrita tinha-se a possibilidade de escrever palavras somente usando as consoantes.
Esse tipo de escrita possuía duas formas, sendo uma delas de
forma cursiva, que possuía 23 sinais no alfabeto.
Mesmo utilizando um sistema de escrita muito parecido com o atual da nossa sociedade, ainda não esta totalmente desvendada os escritos dos meroítas, somente alguns nomes puderam ser traduzidos.
Perguntas interessantes
Ed. Física,
8 meses atrás
Sociologia,
8 meses atrás
Biologia,
8 meses atrás
História,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás