As glândulas endócrinas liberam hormônios (mensageiros químicos) diretamente no sangue, que transporta o hormônio até um tecido para que ele exerça determinado efeito, sendo a ligação desse hormônio a um receptor proteico específico que permite ao hormônio exercer esse efeito. Assim, o hormônio pode circular em todos os tecidos, embora afete apenas alguns, aqueles que possuem o receptor específico. powers, s. K. ; howley, e. T. Fisiologia do exercício: teoria e aplicação ao condicionamento e ao desempenho. New york, 8. Ed. , 2014. considerando o texto e as características do sistema endócrino, é correto afirmar que:
Soluções para a tarefa
Considerando a função do sistema endócrino e seus hormônios, é correto afirmar que o hormônio do crescimento estimula a captação de aminoácidos, a síntese de proteínas musculares, bem como atua no sistema imune.
Hormônios
O sistema endócrino do corpo humano apresenta como principais componentes as glândulas endócrinas, ou seja, estruturas formadas por tecido epitelial glandular que sintetizam substâncias e as liberam no sangue. Essas substâncias são chamadas de hormônios, os quais regulam as principais atividades do organismo.
Alguns exemplos importantes de hormônios são a insulina, que controla a glicemia e a entrada de açúcar nas células, e os hormônios sexuais, os quais atuam no sistema reprodutor e no aparecimento de caracteres sexuais. O hormônio do crescimento, por sua vez, é importante para a síntese de proteínas e função anabólica.
Outra questão sobre sistema endócrino:
https://brainly.com.br/tarefa/4100369
#SPJ4
Resposta: Alternatia 1
Explicação:
Hormônios podem ser definidos como substâncias secretadas por glândulas endócrinas que atuam em locais específicos. Esses produtos são secretados pela glândula na própria corrente sanguínea e seguem até o seu alvo, onde se ligam a receptores específicos, desencadeando o funcionamento daquele tecido ou órgão. Vale destacar que alguns hormônios, no entanto, podem chegar até o destino por difusão passiva.
É importante salientar que, como os hormônios ligam-se a receptores no seu local alvo, não influenciam qualquer tipo de célula. Isso quer dizer que um hormônio pode circular na corrente sanguínea sem atrapalhar o funcionamento de outras células.