ENEM, perguntado por Nataliacastro4062, 10 meses atrás

As fraturas do úmero proximal (ombro) sãofrequentes e representam 4% a 5% de todas as fraturasdo corpo humano. Ocorrem mais frequentemente empacientes de mais idade, depois que o osso esponjosodo colo do úmero é enfraquecido pela osteoporose,embora sejam vistas em pacientes de todas asidades. Nos pacientes mais jovens, elas são causadaspor trauma de alta energia. Nos pacientes de maisidade, a fratura muitas vezes resulta de uma quedade pouca importância e geralmente tem um mínimodeslocamento entre os fragmentos. As fraturas maisgraves e as fraturas-luxações (fraturas associadascom perda da congruência entre as superfíciesarticulares) geralmente são vistas em pacientes ativosde meia-idade. Algumas dessas lesões podem serextremamente incapacitantes e seu tratamento exigehabilidade cirúrgica e bons critérios de julgamento.Considerando as incidências radiográficas paraombro, avalie as afirmações a seguir.I. Para realizar o método de Coyle para cabeça dorádio, o RC deve ser direcionado a um ângulo de45° em direção ao ombro, centralizado na cabeçado rádio. O cotovelo deve estar fletido a 90°.II. No método de Grashey, sempre se deveangular o RC de 10° a 15° caudal, pois assimse visualiza melhor o espaço articular daarticulação glenoumeral.III. No método de Grashey, a glenoide évisualizada em perfil sem sobreposição dacabeça do úmero.IV. Com o úmero rodado externamente,observa-se melhor o tubérculo maior.V. Na incidência método de Garth, o RC sofreangulação caudal de 45°.É correto o que se afirma emA I e III, apenas.B II e V, apenas.C I, II e IV, apenas.D III, IV e V, apenas.E I, II, III, IV e V

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
0

III. No método de Grashey, a glenoide é visualizada em perfil sem sobreposição da cabeça do úmero.

Correto. O método de Grashey tem como alvo central os ombros, sendo indicado para fraturas ou luxações na porção proximal do úmero, além de análise de fraturas labiais e de borda da glenoide. Na prática, o raio direciona-se de maneira perpendicular ao chassi, centralizado na articulação escapuloumeral.

IV. Com o úmero rodado externamente, observa-se melhor o tubérculo maior.

Correto. A movimentação do úmero de maneira que seja rodado externamente, permite que se observe melhor o tubérculo maior, que, de outra forma, teria, dada a sua posição natural, sua visualização obscurecida.

V. Na incidência método de Garth, o RC sofre angulação caudal de 45°.

Correto. O método de Garth tem por objetivo possibilitar a melhor visualização possível da oblíqua apical. O RC, neste caso, deve ser orientado a 45° caudal, sendo centralizado na articulação escapuloumeral.

As assertivas corretas, portanto, são:

D. III, IV e V, apenas.

Perguntas interessantes