A seriografia do esôfago, estômago e duodeno(SEED), também conhecido por radiografias doesôfago, estômago e duodeno (REED), é um exameque tem por objetivo avaliar a forma, a função edetectar as anormalidades do trato gastrointestinalalto. Normalmente, utiliza meio de contraste baritado(sulfato de bário). Quando tal exame é solicitado comduplo contraste, são utilizados, além do sulfato debário (contraste positivo), cristais de citrato de cálcioe magnésio carbonatado para produzir no interior doestômago o CO2 (contraste negativo).Considerando o texto acima, quando o paciente éposicionado emA decúbito dorsal, o CO2 encontrar-se-á na porçãoantropilórica.B ortostase, o CO2 localizar-se-á no antropiloro ebulbo duodenal.C posição de Sims, oblíqua anterior direita (OAD), obário localizar-se-á no fundo do estômago.D decúbito dorsal, o CO2 localizar-se-á na extremidadeproximal do estômago (fundo do estômago).E semidecúbito dorsal em posição oblíqua posterioresquerda (OPE), o bário localizar-se-á na parteinferior do corpo e na porção pilórica do estômago.
#ENADE
Soluções para a tarefa
A seriografia de esôfago, estômago e duodeno é um exame que tem por função central auxiliar no diagnóstico de anormalidades na região do trato gastro intestinal alto. O uso de contrastes auxilia na visualização das porções destes órgãos que, de outra maneira, estariam obscurecidas.
Quando o paciente encontra-se em decúbito dorsal, ou seja, deitado com as costas na maca, de maneira a assemelhar-se a sua posição de pé, o CO2, produzido pelos cristais de cálcio e magnésio carbonatado utilizados como contraste negativo, tende a se concentrar na porção antropilórica gástrica.
A região antropilórica é composta pela parte final do estômago, que conecta-se ao esfíncter pilórico, o duodeno e o corpo do estômago.
É correto, portanto, o que se afirma na alternativa:
A. decúbito dorsal, o CO2 encontrar-se-á na porção antropilórica.