As fontes não renováveis de energia são aquelas que se utilizam de recursos naturais esgotáveis, ou seja, que terão um fim, já as renováveis ou não fóssil trata-se do combustível que pode ser obtido a partir de fontes naturais que podem renovar-se, ou seja, que não se esgotam. No caso dos derivados do petróleo e do álcool de cana-de-açúcar, essa diferenciação se caracteriza:
a) Pelo tempo de reciclagem do combustível utilizado. Neste caso, o tempo maior seria para o álcool.
b) Pela diferença na escala de tempo de formação das fontes: período geológico para o petróleo e ciclo anual para a cana.
c) Pelo tempo gasto no processo de refinamento do petróleo.
d) Pelo tempo de combustão para uma mesma quantidade de combustível. Neste caso, o tempo maior seria para os derivados do petróleo.
Soluções para a tarefa
Com relação aos derivados do petróleo e do álcool de cana-de-açúcar, a diferenciação entre renovável e não renovável se dá: b) Pela diferença na escala de tempo de formação das fontes: período geológico para o petróleo e ciclo anual para a cana.
Recursos renováveis e não renováveis
A principal diferença entre os recursos renováveis e os não renováveis é o período de tempo que levam para serem recompostos.
Para entender melhor a diferença entre recursos renováveis e os não renováveis podemos comparar nessa questão o tempo de formação das fontes de petróleo e da cana-de-açúcar.
O petróleo é uma fonte de energia não renovável, pois demora muitos anos para se formar, devido à decomposição lenta de fósseis. Já a cana-de-açúcar tem o seu tempo de plantio em um ciclo de 12 meses, considerada renovável.
Mais sobre recursos renováveis e não renováveis em: brainly.com.br/tarefa/9426747
#SPJ1