As fêmeas do mosquito da dengue, Aedes aegypti, têm um olfato extremamente refinado. Além de identificar as coleções de águas para oviposição, elas são capazes de detectar de forma precisa e eficaz a presença humana pela interpretação de moléculas de odor eliminadas durante a sudorese. Após perceber o indivíduo, voam rapidamente em direção à fonte alimentar, iniciando o repasto sanguíneo durante o qual podem transmitir o vírus da dengue. Portanto, o olfato desempenha um papel importante para a sobrevivência dessa espécie. Medidas que interferem na localização do hospedeiro pelo vetor por meio dessa modalidade sensorial incluem a:
a) colocação de telas nas janelas.
b) eliminação de locais de oviposição.
c) instalação de borrifadores de água em locais abertos.
d) conscientização para a necessidade de banhos diários.
e) utilização de cremes ou pomadas com princípios ativos.
Soluções para a tarefa
- O que é a dengue?
É uma doença causada por um vírus transmitido pela picadas de insetos, normalmente mosquitos.
O transmissor da dengue é o mosquito Aedes aegypti, o qual precisa de água parada para se proliferar.
Portanto, o período do ano com maior transmissão são os meses mais chuvosos de cada região, mas ela pode acontecer em qualquer época, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano até encontrar as melhores condições para se desenvolver.
- Como se prevenir?
A melhor forma de se prevenir é evitar que o Aedes Aegypti se prolifere, eliminando os focos de água parada, como em vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.
Outras forma de prevenção: usar roupas que diminuam a exposição da pele durante o dia; usar repelentes e inseticidas; usar mosquiteiros.
- Como o mosquito nos encontra?
O mosquito não sente cheiro como a gente mas ele identifica odores através de suas antenas e, o que atrai o Aedes aegypti é uma mistura de gás carbônico e ácido lático. Esses dois elementos são bastante encontrados no chulé e, como a fêmea já tem uma preferência por lugares baixos, os pés e pernas são bastante atrativos.
- Avaliando as opções
a) colocação de telas nas janelas.
Falsa - essa medida não afeta o olfato do mosquito, apenas tenta impedir que ele entre em casa
b) eliminação de locais de oviposição.
Falsa - essa medida não afeta o olfato do mosquito, apenas tenta impedir sua proliferação
c) instalação de borrifadores de água em locais abertos
Falsa - a água borrifada pode se acumular em algum ponto e virar um criadouro
d) conscientização para a necessidade de banhos diários.
Verdadeira - essa medida ajuda a diminuir o odor corporal
e) utilização de cremes ou pomadas com princípios ativos
Verdadeira - o cheiro do creme ou da pomada se mistura ao odor corporal e dificulta a orientação do mosquito
- Para saber mais
https://brainly.com.br/tarefa/1936284
https://brainly.com.br/tarefa/1176098
RESPOSTA: LETRA E
EXPLICAÇÃO:
A questão é que mesmo com banhos diários, é normal que o humano ainda tenha esse mesmo odor da sudorese, é só lembrar que mesmo após um banho, esses mosquitos ainda te encontram. Ocorre que diminuiria a intensidade do odor, mas ele ainda existe (para o mosquito)
Utilizando cremes ou pomadas com principios ativos, como diz a questão E, você terá outros odores que irão confundir o mosquito, eles terão dificuldade de perceber o cheiro humano. O exemplo disso é o uso de repelentes, com aroma de citronela, que é um repelente de mosquito natural. Com esses odores misturados, o mosquito tem dificuldade em localizar o hospedeiro