As fábricas eram incapazes de utilizar toda a força de trabalho que se concentrava nas cidades, gerando uma imensa massa de pessoas que ficavam desempregadas, o chamado exército industrial de reserva. Para os burgueses donos das fábricas, o excesso de força de trabalho servia para manter baixos os salários. Por outro lado, parte dos desempregados passava a mendigar e a viver de pequenos crimes. Novas leis contra "vagabundagem" foram estabelecidas, resultando em inúmeras prisões, açoites e enforcamentos
Soluções para a tarefa
A incapacidade das fábricas em utilizar toda a força de trabalho disponível: ““Tornou precárias as condições de vida dos trabalhadores. ” (alternativa e)
Durante esse processo muitos trabalhadores, como demonstrado pelo texto, estavam submetidos a baixos salários e havia um grande número de desempregados presentes nas ruas, o que agravava a situação de vida dos trabalhadores.
As condições sociais dos trabalhadores durante a Revolução Industrial
Os trabalhadores durante a Revolução Industrial, era a classe social menos favorecida, pois estavam submetidos às condições precárias de trabalho e também à falta de uma legislação trabalhista para a sua proteção.
Esse clima de abandono por parte do Estado se estendeu por muito tempo, e os direitos à regulamentação do trabalho só seria conquistada décadas mais tarde através da greves, protestos e da organização dos trabalhadores em sindicatos.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre a vida dos trabalhadores nas fábricas em: https://brainly.com.br/tarefa/408634
#SPJ4