ENEM, perguntado por Majorrosa9130, 11 meses atrás

[...] as exigências do burguês foram delineadas na famosa Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789. Este documento é um manifesto contra a sociedade hierárquica de privilégios nobres, mas não um manifesto a favor de uma sociedade democrática e igualitária. HOBSSAWN,£A era das revoluções.Rioàs Janeiro: Pcz s Tsrrc. 1979. A associação entre doutrina liberal e processo revolucionário francês, proposta pelo historiador inglês, enfatiza a O a) visão social do estatuto de cidadania. O b) noção política de insurreição popular. O c) concepção contratualista de direitos civis. O d) ordenação patrimonialista da propriedade. O e) legitimação jurídica do governo monárquico.

Soluções para a tarefa

Respondido por biamorais
14
Bom dia.

  A alternativa correta é a Letra C.

  
Por quê? Isso está bem evidente no texto. Os burgueses eram os ricos comerciantes, que estavam cada vez mais inseridos, na verdade, buscavam se inserir no cenário político devido ao seu poderio financeiro - contudo, mesmo com todo o seu capital, não tinham os privilégios da nobreza. 

  Portanto, ao dizer que a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão atendeu as exigências do burguês significa que permitiu que os mesmos foram possibilitados de poder político, não necessitando mais ser nobre para isso, o que a torna um "contrato" entre a nobreza e burguesia, mas sem dar os mesmos direitos à maior parte da população, que não tinha poder financeiro, nem privilégios da nobreza.

Espero ter ajudado^^

MarianaCuria: Você pode definir o que seria uma "concepção contratualista"? Esse termo que me deixou na dúvida
biamorais: Uma concepção contratualista seria aquela que visa a determinação de algo a partir de um "acordo", um "contrato" entre as partes.
Perguntas interessantes