As estrias, que se apresentam como lesões atróficas lineares paralelas, são alterações que acometem tantohomens quanto mulheres. No início, são violáceas ou rubras, e evoluem para nacaradas quando se tornamesbranquiçadas. Embora se trate de uma disfunção de natureza estética, uma vez que não gera incapacitaçãofísica ou alteração da função cutânea, causa um profundo desagrado em alguns indivíduos, chegando atornar-se motivo de depressão psíquica e de baixa autoestima. Os mecanismos que desencadeiam taisalterações são variados e o tratamento adequado depende do conhecimento de sua fisiopatologia.Os recursos eletrotermofototerápicos de forma isolada e combinada são frequentemente indicados para omanejo dessa disfunção.SABBAG, P.K; OLIVEIRA, S.P; LUBI, N.C. Estrias e suas abordagens terapêuticas: revisão de literatura. Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2010 (adaptado).Considerando as informações apresentadas, faça o que se pede nos itens a seguir.a) Cite três teorias que explicam o desencadeamento das estrias atróficas. b) Cite quatro alterações fisiopatológicas em áreas acometidas por estrias atróficas nacaradas.c) Descreva o mecanismo de ação fisiológica que justifica a indicação da técnica de microgalvanopuntura(eletrolifting) para o tratamento das estrias atróficas.
#ENADE
Soluções para a tarefa
a) Estrias Atróficas ou striae distensae podem ser definida como sendo lesões paralelas e lineares as quais podem alcançar vários centímetros de extensão e surgem após a ruptura das fibras elásticas que sustentam a derme.
As estrias são alterações cutâneas não desejadas, definidas como cicatrizes lineares.
As estrias são atrofias da pele adquirida falta de elasticidade da pela se tornam esbranquiçadas com o passar do tempo.
b) Sabe-se que aparentemente não há solução para as estrias, porém existem variados tratamentos que suavizam essas lesões, ou sejam, atuam como paliativos.
c) O procedimento de microgalvanopuntura ou eletrolifting, é compreendido como sendo um método mediante o qual ocorre a regeneração do tecido por consequência dos efeitos da corrente contínua que desencadeia uma inflamação seguida do processo de reparação.