A alopecia, conhecida popularmente por calvície, pode ser entendida como um conjunto de desordensque gera a falta de cabelos ou pelos em determinadas partes do corpo humano. Existem vários tipos deperda capilar, que podem ter causas diferentes. Entre as mais comuns, podemos citar as causas hormonais,relacionadas principalmente aos andrógenos, aos traumas e às doenças sistêmicas. Em 1907, foi relatado oprimeiro caso de alopecia por tração, que é a perda de cabelo devido à aplicação de forças de tração no courocabeludo. Nesses casos, é muito comum, na prática clínica, recorrer-se à aplicação tópica de cosméticos, quepode ser associada à técnica de microagulhamento.ROSE, P. T. Hair Restoration Surgery: Challenges And Solutions. Clin. Cosmet. Investig. Dermatol.Auckland, v. 15, n. 8, p. 361-370, jul. 2015 (adaptado).Considerando o texto apresentado, faça o que se pede nos itens a seguir.a) Identifique e descreva as fases do ciclo de crescimento do cabelo. b) Descreva o processo fisiopatológico da alopecia por tração. c) Justifique o uso de princípios ativos vasodilatadores para o tratamento da alopecia por tração.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
a) Fases do crescimento do cabelo:
Fase Anágena: crescimento ativo do cabelo, que dura de três a seis anos.
Fase Catágena: fase de regressão,quando o cabelo começa a morrer, que dura três semanas.
Fase Telógena: aproximadamente três meses, quando o cabelo morto é empurrado por um novo fio anágeno.
b) A alopecia por tração é comumente associada a uma tensão frequente nos cabelos, quando fazemos certos tipos de penteados ou procedimentos.
c) Tratamento da alopecia por tração envolve o tratamento do couro cabeludo e a haste capilar por meio da reposição da queratina perdida na haste capilar, como a Nano-queratinização, hidratações, etc.
Perguntas interessantes