As espécies vegetais são adaptadas a temperatura do ambiente e a quantidade de horas de exposição de luz solar nas diferentes estações do ano. Essa variação se dá na superfície terrestre em relação as faixas latitudinais e altitudinais. A partir da interpretação da ilustração e de seus conhecimentos sobre as relações entre altitude e latitude, indique as afirmativas verdadeiras e falsas.
A) EM TODOS OS CONTINENTES É POSSÍVEL IDENTIFICAR A PRESENÇA DE CADEIAS DE MONTANHAS COM ALTITUDES SUPERIORES A 4.000 MIL METROS, QUE AO LONGO DA HISTÓRIA DAS CIVILIZAÇÕES HUMANAS TIVERAM PARTE DE SUAS VERTENTES E FUNDOS DE VALE OCUPADOS POR PRÁTICAS AGRÍCOLAS E PELA PECUÁRIA.
B) AS ÁREAS MAIS ALTAS DAS MONTANHAS SÃO RESPONSÁVEIS POR FORNECER ÁGUAS PARA AS BACIAS HIDROGRÁFICAS A JUSANTE, POIS O DEGELO É RESPONSÁVEL PELA FORMAÇÃO DE RIOS DE REGIME NIVAL, COMO ALGUNS AFLUENTES DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO AMAZONAS.
C) AS ESPÉCIES DE PLANTAS DE ORIGEM TROPICAL QUE FORAM DOMESTICADAS COMO O CACAU, A MANDIOCA E A CANA-DE-AÇÚCAR CONSEGUEM ADAPTAR-SE A QUALQUER ALTITUDE E LATITUDE POR CONTA DE ALTERAÇÕES GENÉTICAS.
D) EM TODAS AS PORÇÕES INTERTROPICAIS DOS CONTINENTES EXISTEM CORDILHEIRAS QUE APRESENTAM COBERTURA VEGETAL NATURAL E CULTIVOS AGRÍCOLAS QUE APRESENTAM SIMILARIDADES AS ESPÉCIES ADAPTADAS ÀS MÉDIAS E ALTAS LATITUDES.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A alternativa a) é errada. Em 5 continentes existem cadeias de montanhas com ao menos 4000 metros, mas não na Ásia. Muitas civilizações prosperaram com a agricultura nas planícies entre essas montanhas.
A alternativa b) é verdadeira, alguns afluentes do Amazonas tem origens do degelo de montanhas da América do Sul.
A alternativa c) está incorreta. Essas espécies de plantas são exclusivas de cilma tropical.
A alternativa d) está incorreta. Esse não é o caso para todas as cordilheiras de montanhas das porções intertropicais.
Perguntas interessantes
ENEM,
9 meses atrás
Ed. Física,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Química,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás