As escolas da rede pública brasileira, a cada três anos, passam pelo mesmo ritual: a seleção das publicações que vão complementar os estudos dos alunos e ajudar o professor a ensinar. Esse processo faz parte do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e é organizado por segmento. Quando da escolha do livro didático, é pertinente considerar alguns aspectos. Sobre esses aspectos, analise as seguintes afirmativas: I- Há que se considerar que os livros didáticos podem conter erros conceituais, deficiências quanto à organização metodológica, presença de estereótipos, suporte de informação equivocada e veículo de ideologias e valores culturais. II- É interessante que contenham ilustrações coloridas, recortes de revistas e jornais, charges, textos jornalísticos, fotografias, gráficos, uma vez que a formatação, decorrente de recursos gráficos midiáticos envolve textos e atividades atrativas para os estudantes acostumados aos apelos consumistas. III- Necessário se faz que a linguagem utilizada no livro didático tenha por objetivo mediar relações com o estudante, contribuindo, assim, para efetivar uma proposta, cuja pretensão é aproximar o material à realidade dos jovens. Além disso, observar que este contempla os diferentes gêneros discursivos. IV- A reflexão epilinguística é um fator secundário, pois apenas conduz o estudante a refletir sobre o uso da língua no dia a dia. Agora, assinale a alternativa CORRETA: a) As afirmativas II e IV estão corretas. b) As afirmativas I e IV estão corretas. c) As afirmativas I, III e IV estão corretas. d) As afirmativas I, II e III estão corretas.
Soluções para a tarefa
Alternativa D está correta.
Para entender melhor a proposta do livro didático, é importante saber as bases curriculares e os parâmetros nacionais.
As bases nacionais comuns curriculares, tem o propósito de oferecer medidas que devem ser instituídas na escola levando em consideração os aspectos sociais culturais e econômicos.
Dentre as novas concepções da base temos:
- O conhecimento;
- O Pensamento científico, crítico e criativo;
- O repertório cultural; A comunicação;
- A cultura digital;
- O Trabalho e Projeto de Vida;
- A argumentação;
- A Autoconhecimento e auto cuidado;
- A empatia e a cooperação;
- A responsabilidade e cidadania.
Já os Parâmetros Nacionais Curriculares, tem como objetivo as condições socioeconômicas em igualdade para as condições desfavoráveis do ensino, instituindo uma série de medidas para o exercício da cidadania.
Explicação:
(VERDADEIRA) I - Há que se considerar que os livros didáticos podem conter erros conceituais, deficiências quanto à organização metodológica, presença de estereótipos, suporte de informação equivocada e veículo de ideologias e valores culturais.
(VERDADEIRA) II- É interessante que contenham ilustrações coloridas, recortes de revistas e jornais, charges, textos jornalísticos, fotografias, gráficos, uma vez que a formatação, decorrente de recursos gráficos midiáticos envolve textos e atividades atrativas para os estudantes acostumados aos apelos consumistas.
(VERDADEIRA) III- Necessário se faz que a linguagem utilizada no livro didático tenha por objetivo mediar relações com o estudante, contribuindo, assim, para efetivar uma proposta, cuja pretensão é aproximar o material à realidade dos jovens. Além disso, observar que este contempla os diferentes gêneros discursivos.
(FALSO) IV- A reflexão epilinguística é um fator secundário, pois apenas conduz o estudante a refletir sobre o uso da língua no dia a dia.