As empresas que detém duplicatas a receber de seus clientes podem receber esses valores antecipadamente. Nessa operação, chamada de desconto de duplicata, a empresa não transfere o risco do sacado para o banco se ele não honrar sua dívida (risco de crédito). Logo, o título continua registrado como ativo circulante ou não circulante da empresa, conforme previsto no item 29 da NBC TG 38 (R3).
Baseado no entendimento acima, descreva o conceito das duplicatas descontadas e o que justifica as duplicatas descontadas serem classificadas no passivo circulante e não haver a baixa das duplicatas no momento do desconto junto ao banco?
Soluções para a tarefa
As duplicatas descontadas tem a mesma natureza de um empréstimo, nesse caso com a garantia de pagamento que são as duplicatas descontadas. A empresa solicita ao banco um " empréstimo" em dinheiro e em segurança que a empresa terá a capacidade de pagar oferece suas duplicatas a receber, logicamente a empresa não recebe o valor cheio da duplicata pois existem os descontos do banco, por isso o nome duplicatas descontadas.
O motivo delas serem um passivo é justamente a natureza semelhante a um empréstimo e não dar-se baixa nas duplicatas por elas serem uma garantia mas não venda da dívida.
O lançamento de uma duplicata descontada é feito da seguinte forma:
D - Caixa / Banco
D - Encargos financeiros
C- Duplicatas descontadas
Espero ter ajudado, bons estudos e forte abraço!